Plano Brasis chega à Paraíba para alinhar promoção internacional do turismo
Encontro aconteceu em João Pessoa, com a presença de representantes do setor público e privado

A Paraíba recebeu, nesta quarta-feira (28), a apresentação do Plano Brasis, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo para promover os destinos brasileiros no exterior. O Estado é o segundo a integrar a agenda nacional de divulgação do novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil.
O encontro aconteceu em João Pessoa, com a presença de representantes do setor público e privado, incluindo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena. O evento buscou alinhar as ações locais às diretrizes nacionais de promoção turística.
A proposta do plano é integrar estratégias entre União, estados e municípios, fortalecendo a imagem do Brasil no mercado internacional. O último plano semelhante havia sido lançado em 2004. Segundo Freixo, o novo modelo responde às mudanças na comunicação e no comportamento global e busca manter o país em evidência de forma contínua.
A estratégia foi construída com base em consultas públicas e a participação de representantes do setor turístico nacional e internacional. A Embratur aponta que o plano vai contribuir para o fortalecimento da identidade brasileira no exterior, ampliar o fluxo turístico internacional e gerar emprego e renda em diversas regiões.
A apresentação na Paraíba destacou investimentos como o Polo Turístico Cabo Branco e o apoio às festas juninas. Para o governador Azevêdo, a iniciativa é um marco para consolidar o estado como destino turístico internacional.
Lançado oficialmente no Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro, em 19 de maio, o plano estará presente em todos os estados brasileiros até o fim do ano. A Embratur divulgou que o Brasil já arrecadou US$ 7,3 bilhões com turismo internacional em 2024 e registrou, nos primeiros quatro meses de 2025, a entrada de mais de 4,4 milhões de turistas estrangeiros.