Turismo brasileiro atinge 8,2 milhões de empregos em 2025
Expectativa é que o setor chegue a 9,7 milhões de empregos até 2035, passando a representar 9,3% do total

O Turismo brasileiro alcançou 8,2 milhões de empregos em 2025, o equivalente a 7,9% do total de vagas no Brasil. Segundo o WTTC (World Travel & Tourism Council), a expectativa é que o setor chegue a 9,7 milhões de empregos até 2035, passando a representar 9,3% do total de ocupações no País.
Em 2024, o setor abarcou 8,1 milhões de postos de trabalho, número superior ao maior que já havia sido registrado, em 2019, quando o Turismo empregava 7,7 milhões de pessoas.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números confirmam que o turismo se consolida como essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil, com capacidade de gerar empregos em diferentes níveis de qualificação, promover inclusão social e estimular economias regionais.
“O fortalecimento da promoção internacional do Brasil, aliado ao crescimento do fluxo de turistas estrangeiros e à diversificação da oferta turística, tem impacto direto na criação de vagas formais e informais de emprego. Chegamos a 9 milhões de chegadas de turistas estrangeiros e a gente sabe que isso impacta do vendedor de mate, ao motorista do aplicativo, a quem trabalha no hotel ou no restaurante. O Turismo gera emprego e renda e é o primeiro emprego de muita gente. O setor é muito importante para a economia das cidades e do Brasil como um todo”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Empregos formais
Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também reforçam o cenário positivo, especialmente nos segmentos diretamente ligados à cadeia turística. Entre 2024 e 2025, o estoque de empregos formais cresceu de forma significativa nas atividades de Alimentação e Alojamento, que concentram grande parte da mão de obra do setor.
Na área de Alimentação, o número de empregos formais passou de 1,86 milhões, em 2024, para 1,93 mi, em 2025. Um acréscimo de 67,1 mil postos de trabalho, crescimento aproximado de 3,6% no período. Já o segmento de Alojamento registrou aumento de 367,4 mil para 383,5 mil empregos, com a criação de 16,1 mil novas vagas, um aumento de cerca de 4,4%.
Juntas, as atividades de alimentação e alojamento responderam por 54,72% do saldo de empregos formais do Turismo no período de janeiro a outubro de 2025, considerando a diferença entre admissões e desligamentos.