Unedestinos celebra alta do Turismo internacional e destaca oportunidades para destinos
Segundo presidente da entidade, destinos devem aprimorar a infraestrutura e a capacidade de recepção

O Turismo brasileiro vive um momento histórico. O País já contabiliza 8 milhões de turistas internacionais em 2025, alta de 45% nas chegadas de visitantes estrangeiros entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com relatório da ONU Turismo.
O reflexo econômico desse setor é expressivo: turistas internacionais já gastaram US$ 6,6 bilhões no Brasil este ano, um crescimento de 10,19% em relação a 2024, atingindo o melhor resultado da série histórica iniciada em 1995.
Para a Unedestinos, o cenário representa um momento decisivo para os destinos brasileiros ampliarem presença, atratividade e competitividade. Segundo Toni Sando, presidente da entidade, o momento é para intensificar ações de promoção e fortalecer as narrativas regionais de cultura, natureza e hospitalidade.
“É hora de mostrarmos ao mundo o que o Brasil tem de melhor. Quando nossos destinos valorizam suas identidades e trabalham juntos, ampliamos nossa força competitiva e geramos impactos reais para as comunidades locais”
Toni Sando, presidente da Unedestinos
A entidade também reforça a necessidade de aprimorar a infraestrutura e a capacidade de recepção; fomentar inovação e qualificação de serviços; além de estruturar estratégias de captação de eventos e Turismo Mice e valorizar experiências locais que conversem com as demandas do viajante global.
“O turista de hoje busca autenticidade, conexões reais e experiências memoráveis e é justamente essa busca que coloca o Brasil em posição privilegiada, já que nossas experiências autênticas têm enorme apelo no mercado global”
Toni Sando, presidente da Unedestinos
Segundo levantamento da Booking.com, realizado entre 1º de agosto e 28 de outubro de 2025, o Brasil foi o país mais procurado globalmente por viajantes que planejam viagens entre 20 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. As buscas cresceram 18% em relação ao ano anterior, consolidando o País como destino prioritário para o período de Natal e Réveillon.
No ranking doméstico, o Rio de Janeiro lidera com alta de 12% nas pesquisas, seguido por Porto de Galinhas (+35%), Maceió (+29%),e Florianópolis (+6%). Entre os estrangeiros que querem vir ao Brasil, o destaque também é do Rio, com aumento de 27% nas buscas. Florianópolis, São Paulo, Búzios e Bombinhas completam o ranking internacional, com atenção especial para a capital paulista, que registrou 287% de crescimento.
“Os destinos mais buscados revelam muito sobre como o Brasil está posicionado no imaginário dos viajantes: somos sinônimo de festa, natureza exuberante, gastronomia e experiências genuínas. O desafio agora é transformar esse desejo em viagens efetivas, com serviços qualificados e promoção contínua”
Toni Sando, presidente da Unedestinos