Karina Cedeño   |   06/09/2022 09:21
Atualizada em 06/09/2022 09:50

Embratur e Fornatur debatem estratégias de promoção para o Nordeste

Foram definidas estratégias que visam a movimentação de estrangeiros no Nordeste do Brasil durante o verão


Renato Vaz Brito/Embratur
Reunião entre Embratur e Fornatur na sede da agência
Reunião entre Embratur e Fornatur na sede da agência
A Embratur reuniu-se ontem (5) em Brasília com representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) para definir estratégias que visam à movimentação de estrangeiros no Nordeste durante o próximo verão.

Além do trabalho de promoção realizado pela Embratur em grandes feiras internacionais, campanhas publicitárias e outras ações para atrair visitantes aos destinos brasileiros, a agência e o Fornatur debateram a possibilidade de promover uma campanha conjunta focada neste período.

“O nosso Nordeste está entre as grandes rotas do Turismo mundial e está sempre presente nas diversas ações da Embratur pelo mundo”, afirmou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destacando que as iniciativas de promoção do Brasil no Exterior estão gerando impacto positivo. “Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de visitantes internacionais em junho”, comenta Nascimento.


maior conectividade
Na ocasião também foi debatido o momento de ascensão da malha aérea internacional, com o retorno dos voos diretos para a região Nordeste. Em julho deste ano, a conectividade do Brasil com o mundo operou novamente acima dos 70% dos números atingidos em 2019, com 3.751 voos registrados.

Além da discussão sobre uma campanha específica para o verão no Nordeste e o crescimento da malha aérea, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da agência, Karisa Nogueira, apresentaram um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano. Somente no 1º semestre, as iniciativas incrementaram R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil e geraram R$ 16,5 milhões em expectativa de negócios.

Ainda na reunião, os representantes do Fornatur entregaram à Embratur uma carta com as principais reivindicações do setor.

Participaram do encontro vice-presidente do Fornatur e presidente da Emprotur/RN, Bruno Reis; a vice-presidente do Fornatur da Região Nordeste e presidente da PBTur, Ruth Avelino; o secretário de Turismo do Piauí/PI, Marcelo Costa; a superintendente de Turismo do Piauí/PI, Carina Câmara; a secretária de Turismo de Alagoas/AL, Caroline Balbino; a secretária executiva de Turismo do Ceará/CE, Denise Sá Vieira; o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia/BA, João Paolilo; a secretária de Turismo de Pernambuco/PE, Milú Megale; e o coordenador de desenvolvimento de Programas e Captação de Negócios Turísticos da Secretaria de Turismo de Sergipe/SE, Caio Lucas Medeiros.

Tópicos relacionados