Artur Luiz Andrade   |   28/09/2025 19:11
Atualizada em 28/09/2025 19:22

WTTC Global Summit: líderes debatem viagens sem barreiras e competitividade da Europa

Políticos e empresários mostraram que o Turismo pode ser a solução para a crise mundial atual

Divulgação/WTTC

Como parte do 25º Global Summit do WTTC, iniciado neste domingo, em Roma, na Itália, ministros e CEOs de empresas internacionais participaram do evento fechado Global Leaders Dialogue (Diálogos de Líderes Globais) para abordar alguns dos desafios mais urgentes do setor.

Gloria Guevara, CEO interina do WTTC, e a Ministra do Turismo da Itália, Daniela Santanchè, destacaram a importância do fortalecimento das parcerias público-privadas para garantir o futuro do setor de Viagens e Turismo.

Lições da Europa para o Mundo

A primeira sessão destacou a posição da Europa como a região mais visitada do mundo, com foco em como sua combinação de riqueza cultural, infraestrutura avançada e sustentabilidade pode inspirar boas práticas globalmente.

De acordo com o último Relatório de Impacto Econômico do WTTC, o setor de Viagens e Turismo na Europa deverá quebrar novos recordes até 2025, com uma contribuição estimada de € 2,6 trilhões para o PIB do continente, o que representa um em cada dez euros. O setor também deverá ser responsável por 41,3 milhões de empregos, ou um em cada dez trabalhadores na Europa.

Durante o painel, os líderes abordaram tópicos como:

• Estratégias para diferenciar a Europa diante da crescente concorrência global (especialmente da Ásia)

• Como os destinos podem inovar sem perder a autenticidade, promovendo simultaneamente a sustentabilidade

• Experiências na gestão da governança multinível europeia

Os palestrantes destacaram iniciativas pioneiras em sustentabilidade, estratégias inovadoras de gestão de destinos e o desenvolvimento de novos produtos turísticos como fatores-chave para a Europa manter sua liderança em um mercado cada vez mais competitivo.

Rumo a viagens sem barreiras

A segunda sessão focou na movimentação global de pessoas, analisando como remover barreiras e facilitar as viagens internacionais.

Os seguintes tópicos foram discutidos:

• O impacto das políticas de vistos, gestão de fronteiras e sistemas biométricos nos fluxos turísticos

• Abordagens personalizadas para melhorar a experiência de viagem para diferentes grupos, como jovens ou pessoas com necessidades de acessibilidade

• Histórias de sucesso na otimização dos fluxos de visitantes e no impulso ao crescimento do Turismo, especialmente em destinos emergentes

Os palestrantes pediram maior colaboração entre governos e indústria para implementar soluções digitais, como vistos eletrônicos, identificação biométrica e sistemas integrados de pagamento e conectividade, a fim de transformar a experiência do viajante, desde o planejamento até a chegada ao destino.

Impulsionando a ação coletiva

Ao longo de ambas as sessões, os delegados concordaram com a necessidade de promover o apoio mútuo e a responsabilidade compartilhada entre governos e empresas para garantir que Viagens e Turismo continuem sendo um motor de crescimento econômico, intercâmbio cultural e conectividade global.

Gloria Guevara, CEO interina do WTTC, afirmou: “O diálogo de hoje ressaltou o enorme valor de unir governos e indústria. Das lições da Europa sobre sustentabilidade e competitividade às soluções globais para facilitar as viagens, ficou claro que, por meio da colaboração, podemos liberar todo o potencial do setor.”

Divulgação/WTTC

Participantes do Setor Privado:

  • Greg O’Hara, Chairman do WTTC, Fundador e CEO da Certares
  • Manfredi Lefebvre d’Ovidio, Chairman Eleito do WTTC e Presidente do Conselho de Administração do Heritage Group/Abercrombie & Kent Travel Group
  • Gilda Perez Alvarado, Diretora de Estratégia da Accor e CEO da Orient Express
  • Simon Vincent CBE, Presidente da Hilton Europa, Oriente Médio e África (EMEA)
  • Andrea Grisdale, Fundador e CEO da IC Bellagio
  • Massimo Ponzellini, Presidente da Lizard Renewables
  • Ellen Bettridge, CEO da Uniworld Boutique River Cruises (The Travel Corporation)
  • Douglas Feagin, Presidente da ANT International
  • Marsha Walden, Presidente e CEO da Destination Canada
  • Puneet Chattwal, CEO da Indian Hotel Company
  • Zubin Karkaria, Fundador e CEO da VFS Global
  • Jeffrey Rutledge, Presidente e CEO da Zurich Cover-More Global Travel Inc.

Participante do Setor Público:

  • Daniel Attard, Membro do Parlamento Europeu (MEP)
  • Senadora Michaela Biancofiore, Presidente do Grupo Parlamentar no Senado Italiano
  • Ian Borg, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e Turismo de Malta
  • Miroslav Borshosh, Ministro do Turismo da Bulgária
  • Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal
  • Miguel Sanz, Diretor-Geral da Turespaña
  • Latia Duncombe, Diretora-Geral das Ilhas das Bahamas
  • Shigeki Murata, Comissário da Agência de Turismo do Japão
  • Sua Excelência Mehmet Nuri Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo da Turquia



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18734 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.