WTTC Global Summit ocorrerá em Malta em 2026
Neste ano, evento reuniu mais de 300 CEOs, ministros e lideranças mundiais do Turismo em Roma

ROMA – Terminou hoje, na capital italiana, o Global Summit do WTTC, reunindo mais de 300 CEOs, ministros e lideranças mundiais do Turismo. A CEO interina, Gloria Guevara, e o chairman Manfredi Lefebvre anunciaram a próxima sede do encontro: Malta, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026.
Durante o evento os participantes viram como o Turismo se recuperou em relação às perdas da pandemia de covid-19, mas enfrenta novos desafios. Da geopolítica conturbada à escassez de profissionais para sustentar o crescimento do setor, muitos temas foram abordados na conferência, que teve um tom moderado, defendendo a parceria público-privada em todas as instâncias.
“O setor privado não dará conta de problemas como o de empregos sozinho”, disse Gloria Guevara, que esteve com a secretária geral eleita da ONU Turismo, Shaika Nasser Al Nowais, em um painel. Shaika disse que uma de suas prioridades será uma aproximação com o setor privado, fundamental para a vitória sobre os entraves que se apresentam. “O WTTC e a ONU Turismo precisam trabalhar uma agenda comum. Temos de convencer e mostrar aos governos o quão estratégico o Turismo é “, disse a futura secretária.
“Estamos diante de um novo capítulo do Turismo mundial que nos levará a um novo patamar”, finalizou Gloria, ao lado de Shaika e da elogiada ministra do Turismo italiana, Daniela Santanchè. Três grandes lideranças, femininas, à frente de importantes organizações de Viagens e Turismo.
O setor será responsável por 1 em cada 3 empregos criados nos próximos dez anos, chegando a um potencial de 91 milhões de novas vagas. Metade delas, porém, podem não ser preenchidas se os governos e a iniciativa privada não tomarem providências. A escassez de mão de obra, ao lado da economia, das guerras, da tecnologia, da sustentabilidade e da união do setor, são os grandes desafios para os próximos anos.
“Não poderemos trabalhar segurança e facilidade de entrada nos países em estarmos juntos”, exemplificou Guevara.
As oportunidades de crescimento no Turismo estão em todas as regiões do planeta. A meta agora é agir.
A PANROTAS viaja a convite do WTTC, com proteção GTA