Artur Luiz Andrade   |   29/09/2025 15:53
Atualizada em 29/09/2025 15:54

CEO da chinesa Trip.com, Jane Sun aponta tendências no WTTC Global Summit; confira

Duas delas têm a ver com criar produtos específicos para os mais jovens e os mais velhos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Jane Sun, CEO da Trip.com
Jane Sun, CEO da Trip.com

ROMA – A CEO do gigante Trip.com Group, Jane Sun, participou de um painel sobre o futuro do Turismo, durante o segundo dia do Global Summit do WTTC, e apontou as tendências que já está vendo no negócio que lidera e as que vêm por aí.

Confira as 3 tendências que a Trip.com já vê na prática:

1 – Pacotes para os jovens viajantes

A OTA detectou que os viajantes chineses mais jovens são instigados a viajar para shows de astros pop, grandes eventos, encontros que tenham a ver com seus hobbies e preferências. Por isso, a Trip.com detectar cada um desses eventos e cria pacotes com tudo incluso: ingressos, passagem, hospedagem...

2 – Pacotes para os viajantes mais velhos

A Trip.com tem focado em oferecer produtos para o público mais velho, geralmente aposentado ou com bastante tempo livre. “Podemos trazer esses viajantes para a Itália na baixa temporada e assim ajudar os destinos nessa época e evitar o overtourism.” É um público com dinheiro, tempo e flexibilidade. E ávido por viajar para novos destinos.

3 – Destinos emergentes

Há uma boa parcela dos chineses que gosta de se aventurar pelo mundo, e Sun viu crescer a procura por destinos mais distantes e diferentes. Por exemplo, Austrália e Nova Zelândia, que são hit, África do Sul, Groenlândia, Islândia e Noruega.

Além dos produtos certos para o público certo, a Trip.com também conta com a tecnologia para ajudar nesse atendimento em várias frentes.

Ela exemplifica: “Ao chamar a Trip.com pelos diversos canais em 30 segundos um atendente irá atender o cliente, em sua língua”, garante ela.

“Também se houver uma disrupção no destino da viagem, como um desastre natural ou problema de segurança, em dois minutos alguém de nosso time entrará em contato com os viajantes e oferecerá alternativas para fugir do problema”.

Jane Sun

Consultas com IA como em uma conversa, para buscar produtos e engenharia tecnológica para aumentar a produtividade também são prioridades para Jane Sun, que, em breve, espera estar levando seus clientes para o espaço.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Guy Johnson, Jane Sun, Jerry Inzerillo e Federico Tejera
Guy Johnson, Jane Sun, Jerry Inzerillo e Federico Tejera

Também presente no painel, o CEO da Radisson, Federico Tejera, destacou a quantidade de oportunidades para o Turismo em praticamente todo o mundo, todas as regiões, e disse que um dos maiores desafios atuais é a contratação e retenção de talentos. “Precisamos oferecer aos colaboradores carreiras e não apenas empregos.”

VEJA O QUE O WTTC DIZ SOBRE O FUTURO DO EMPREGO EM VIAGENS E TURISMO

E finalizou com uma frase bastante interessante sobre tecnologia.

“Hoje vivemos em um mundo com muito barulho ao nosso redor. Esperamos que a tecnologia possa nos ajudar a detectar o barulho da verdade – ou seja o que realmente interessa.”

Federico Tejera

A PANROTAS viaja a convite do WTTC, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18736 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.