EVENTOS

Festival das Cataratas de Foz (PR) reúne 8,7 mil participantes


Saga Fotografia/ Festival das Cataratas
Evento reuniu o trade em Foz do Iguaçu (PR) na última semana
Evento reuniu o trade em Foz do Iguaçu (PR) na última semana
O Festival das Cataratas, realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, de Foz do Iguaçu (PR), encerrou a sua 14ª edição com os melhores resultados de sua história. Entre os dias 12 e 14 de junho, 8.785 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares. Desse número, vários participantes estavam em 52 caravanas de agentes de viagens, 44 nacionais e 8 internacionais. Em tamanho, houveram 187 estandes mais de mil marcas foram expostas.

Entre as novidades, durante o Meeting de Turismo Rodoviário - O Sul é meu destino, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, apresentou a campanha “Vem pra Foz que o pedágio é por nossa conta”. A medida vale para operadoras, agências de viagens e empresas de transporte turístico que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, já a partir do mês de agosto.

Mais de 20 hotéis e pousadas já aderiram à iniciativa. As agências de viagens, operadoras e empresas de transporte turístico de todo o País que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, com hospedagem mínima de três diárias no hotel participante, terão o valor do pedágio pago pelo estabelecimento.

REIVINDICAÇÃO
Os representantes das diversas entidades presentes aproveitaram a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para entregar uma carta pedindo apoio federal para a modernização do Turismo rodoviário no País. As reivindicações são estabelecer o fim do circuito fechado e a possibilidade de multiembarque no circuito turístico.

Saga Fotografia/ Festival das Cataratas
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou do evento
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou do evento
O objetivo é permitir a flexibilização das viagens de grupos de passageiros, de modo a dinamizar e ampliar o fluxo de turistas entre os destinos e a liberação do processo de venda de viagens turísticas por meio de plataformas tecnológicas, de forma a acompanhar a inovação mercadológica dos processos de negócios.

A programação do Festival contou ainda com eventos paralelos como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão Mice Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

AVANÇOS
Antes mesmo da abertura oficial do Festival das Cataratas, o evento serviu como palco para a celebração de medidas para o impulsionamento do Turismo. Na quarta-feira (12) pela manhã, o ministro Marcelo Álvaro Antônio, juntamente com o governador Ratinho Junior, lançou o Programa Investe Turismo no Paraná.

A iniciativa, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur, prevê investimentos em Foz, que é uma das rotas turísticas contempladas. No mesmo dia, ocorreram a entrega do Centro de Atendimento ao Turista CAT 1 e a realização do 1º Simpósio da Ordem do Caminho de Santiago no Brasil - Experiências no Turismo Religioso.

Saga Fotografia/ Festival das Cataratas
Festival das Cataratas teve quase nove mil participantes
Festival das Cataratas teve quase nove mil participantes
Durante a solenidade de abertura, o ministro destacou que o País vive um novo momento no turismo, citando ações que impulsionam o setor como a isenção do visto para que turistas de quatro países (Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá) visitem o Brasil. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou de obras que estão sendo realizadas na cidade como a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai.

TRABALHOS ACADÊMICOS
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu contou com a presença de 1.780 inscritos, entre professores e estudantes, representando 41 instituições de ensino de 18 Estados brasileiros. Nesta edição, foram submetidos 285 trabalhos, com destaque para a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que foi a instituição responsável pelo maior número de aprovações.

Durante o evento, houve plantio simbólico no Bosque do Rafain, além da assinatura de uma carta de intenções do Movimento Junho Verde, que tem como objetivo chamar a atenção de toda a cadeia turística para as causas ambientais. Por meio do movimento, foi realizada a limpeza e plantio de mudas para a restauração do Rio Mimbi. Além disso, vários estabelecimentos da cidade estão “colorindo” as suas fachadas de verde.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

As mais lidas agora