Thelma Lavagnoli   |   04/07/2019 13:12   |   Atualizada em 04/07/2019 13:13

África do Sul promoverá fórum sobre o viajante negro brasileiro

Serão duas edições gratuitas no mês de julho, uma em São Paulo (23) e outra em Salvador (25). O foco é debater a representatividade e a vivência dos viajantes negros


Monumento em homenagem a Nelson Mandela, na região de Durban, na África do Sul
Monumento em homenagem a Nelson Mandela, na região de Durban, na África do Sul

Órgão oficial de Turismo da África do Sul, representado no Brasil pela TI Comunicações, o South African Tourism vai promover o fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”, em julho. Serão duas edições abertas ao público e gratuitas, sendo uma em São Paulo, no dia 23, e outra em Salvador, no dia 25. Os nomes dos participantes das mesas, bem como locais e link para inscrição, serão divulgados em breve.

O objetivo de evento é promover debates e reflexões sobre como o Turismo pode promover momentos de reconexão de afro-brasileiros com o continente africano. E, assim, ampliar perspectivas e despertar novos vínculos com o destino.

Vale lembrar que, em 2018, ano do centenário de Nelson Mandela, o órgão de Turismo da África do sul lançou roteiros e iniciativas com foco nos passos do ativista negro.

PROGRAMAÇÃO

O fórum tem curadoria da turismóloga Thainá Santos e será dividido em três painéis. O primeiro deles leva o nome de “Turismo e Relações Étnico-Raciais”, com convidados que falarão sobre racismo e invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e Turismo, entre outros temas.

Na sequência, acontecerá o painel “Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil” em que a ideia é apresentar iniciativas do afroturismo e novas formas do viajante negro se relacionar com a vivência turística no Brasil e no Exterior.

Para encerrar, o foco estará no país organizador do encontro. Durante o painel “O que é a África do Sul pra você?”, algumas pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer a nação, especialmente jornalistas e criadores de conteúdo, compartilharão suas diferentes experiências.

Tópicos relacionados