Vinicius Novaes   |   27/05/2020 14:35
Atualizada em 27/05/2020 14:55

Perdeu a live Prime Time com Abilio Diniz? Assista agora

Ele foi o convidado da live Prime Time, realizada nesta quarta-feira (27) no portal PANROTAS

“Essa é uma crise que teve início, meio e que terá fim. E esse fim virá aos poucos”. A opinião é de ninguém menos que Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil, e empresário com uma das mais brilhantes carreiras do País. Ele foi o convidado da segunda edição do projeto Prime Time, uma realização da PANROTAS com a Prime Tour, e apoio da R1.

Segundo Diniz, o desejo das pessoas não vai mudar depois da pandemia. “As pessoas vão continuar querendo encontrar seus amigos, ir a bares, baladas, viajar. Todo mundo vai continuar com os seus anseios, inspirações”, enfatizou. “Ninguém mudou seus hábitos”, completou, acreditando em um mundo mas parecido com o que tínhamos, nos hábitos, mas com valores que ele espera que estejam reforçados e modificados, como solidariedade, cuidado com a saúde e um olhar para o próximo mais apurado.

Divulgação
Abilio Diniz
Abilio Diniz
O empresário, de 83 anos, afirmou que essa é a crise mais ‘violenta’ que já presenciou. “Eu vivi a crise recente de 2008, 2009, mas foi uma crise econômica exclusivamente. E essa crise, especificamente, é uma crise sanitária, que espalhou pelo lado econômico”, disse.

Naquela altura, lembra Diniz, havia cerca de 250 milhões de pessoas com acesso à internet. “Hoje, são bilhões de pessoas conectadas e, se o vírus se espalha em grande velocidade, a informação também se espalha nessa mesma proporção, o que é bom”, afirmou.

Além de Abilio Diniz, também participaram da live Marcos Gouvêa de Souza, presidente do Grupo GS & Gouvêa de Souza e sócio conselheiro da Prime Tour, Marina Gouvêa de Souza, CEO e sócia fundadora da Prime Tour, e Valéria Carneiro, sócia diretora da Prime Tour. Artur Luiz Andrade, editor-chefe da PANROTAS, mediou o encontro.

DICAS
Abilio Diniz também deu dicas para sair fortalecido da crise. Um dos principais conselhos do empresário é distinguir os medos reais dos medos imaginários.

“Quando você está com vários medos, é natural que dê espaço a medos imaginários. Mas o segredo é focar nos medos que você pode resolver”, aconselhou. “É importante ressaltar neste momento que tudo vai voltar ao que era antes”, complementou.

E essa volta, segundo o empresário, contempla negócios de todos os portes. Para Abilio Diniz, a redução dos gastos é um fator importante neste momento. “Além disso, é preciso também buscar caixa, financiamentos para ativar o negócio mais à frente”, disse.

Confira abaixo outras dicas de Abilio Diniz:

1 - reduzir os gastos
2 - buscar crédito
3 - ser resiliente
4 - tirar os medos imaginários e focar no que pode ser mudado
5 - ter serenidade e esperança
6 - E do ponto de vista pessoal, saber que solidariedade, preocupação com a saúde e o contato humano são valores que não vão mudar e sim precisam ser amplificados.

OLHO NO OLHO
Em um momento de crise, como esse que o mundo atravessa, o importante é não deixar de tercontato com o cliente. Para Abilio Diniz, se colocar no lugar do cliente é um fato importante para quando o mercado voltar a se reaquecer.

“Quanto mais pensarem com a cabeça do cliente, maior é a chance de ser bem-sucedido”, disse. “Pensando nisso, uma dica é: ao invés de ligar para ele, por que não fazer uma vídeo-chamada? Olhar para o cliente é fundamental neste momento”, garantiu.

E essa dica, segundo o próprio empresário, é uma forma eficaz de transmitir segurança. “Temos que enxergar um rosto do outro lado, isso é importante”, afirma Diniz.

Marina Gouvêa de Souza
Marina Gouvêa de Souza
A CEO e sócia fundadora da Prime Tour, Marina Gouvêa de Souza, concorda e diz que as agências precisam se preparar para viver essa interação digital. “Ouvir o cliente é fundamental para ter uma entrega final satisfatória”, disse.

Ainda de acordo com ela, o cliente de hoje é multicanal. “Ele gosta de falar ao telefone, de conversar por chat, e as empresas precisam também ser multicanais, como esse cliente”, enfatizou. “Esse é o caminho”, completou.

CRESCIMENTO
Apesar da crise que atinge o mundo, o Brasil tem tudo para crescer. Para Abilio Diniz, a recessão vai passar e o Brasil vai crescer. “O dinheiro vai voltar e vai ter fluxo positivo”, afirmou. “Só não sabemos responder quando isso vai ocorrer”, completou.

O presidente do Grupo GS & Gouvêa de Souza e sócio conselheiro da Prime Tour, Marcos Gouvêa de Souza, concorda com Diniz. “Passado o período mais agudo, nós continuaremos sendo um País alvo de investimentos globais”, afirmou.

Gouvêa também acredita que esse crescimento vai passar pelo setor privado. “O setor privado vai assegurar que a nossa rota de crescimento vai voltar. Nossa visão está mudando e mudando para melhor”, finalizou.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS