Empresas e destinos destacam novidades neste segundo dia de ExpoSKI 2025
Esta é a sexta edição da feira, que reúne empresas e destinos de 8 países e buyers do Brasil e Argentina

Cerca de 50 marcas, destinos e serviços voltados ao Turismo de neve estão participando da ExpoSKI 2025, realizada no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo, nesta segunda (8) e terça-feira (9). Esta é a sexta edição da feira, que reúne fornecedores de oito países e buyers do Brasil, Argentina e Colômbia.
Confira novidades e tendências que os expositores estão apresentando nesta 6ª ExpoSKI:
Blue Papaya

A Blue Papaya está na ExpoSKI estreitando sua relação com os agentes de viagens e com destinos presentes. Frederico Levy, diretor geral da operadora, destaca que o Turismo de neve tem crescido nos últimos anos, inclusive com mais agências interessadas em vender o produto, seja com a Blue Papaya, seja no mercado como um todo. "O segmento tem estado aquecido, a demanda está grande e estamos vendo várias agências novas", aponta.
A operadora não possui um departamento dedicado ao esqui, mas capacita sua equipe para que todos possam atender os agentes que trabalham com esse segmento. "Em toda feira, o principal ponto é o relacionamento. São muitos produtos já conhecidos então não destacamos nada específico, mas vemos coisas novas por aqui, como a Argentina, com Neuquén, que é a província que mais tem estação de esqui na Argentina e acaba sendo uma novidade para o mercado", destaca.
Chile

O Chile está na ExpoSKI destacando regiões para além dos grandes centros de esqui. Anna Pizarro, da ProChile, acredita que uma tendência para o Turismo de neve neste e nos próximos anos é combinar atividades de inverno com outras experiências, por isso, ela destaca aos buyers opções ao sul do Chile.
"Nós trouxemos opções de neve ao sul do País, que conta com atividades diferenciadas como esquiar próximo a um vulcão. Essas experiências de neve podem ser combinadas com passeios de barco, cruzeiros, conhecer os fiordes e os glaciares, degustar vinhos chilenos, sem deixar de lado a promoção do deserto do País", destaca Anna.
Itália

A Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit), a Trentino Marketing, que promove a região de Trento, estão na ExpoSKI para destacar as montanhas italianas, pouco promovidas no Brasil. O destino está em destaque neste e no próximo ano principalmente com a Olimpíada de Inverno, que será realizada em 2026 em Milano e Cortina d'Ampezzo.
Bárbara Oristânio, representante da Enit no Brasil, destacou o aumento do Turismo de montanha e dos Alpes na Itália, mostrando uma recuperação na atração de turistas internacionais e brasileiros para atividades de neve após a pandemia.
De 2023 para 2024, as viagens para as montanhas italianas tiveram uma variação positiva de 10,1% entre viajantes estrangeiros. O aumento, apesar de menos expressivo, também aconteceu com viagens esportivas (+4,7%).
A Itália possui diversas regiões 'esquiáveis', com destaque para as Dolomitas, Alpes Ocidentais e Orientais, e os Appeninos. Dentre as Dolomitas está Trento, representada pela Trentino Marketing, que destaca na ExpoSKI o crescimento do interesse dos brasileiros na região.
"Vimos um grande interesse nas Dolomitas e percebemos que o mercado brasileiro está crescendo, por isso esperamos grandes números para a próxima temporada, que também deve ser impulsionada pelas Olimpíadas de Inverno em fevereiro e março do próximo ano", disse ela.
Esta é a primeira vez que a Trentino Marketing participa da ExpoSKI, trazendo as montanhas de Val di Fassa e Madonna de Campiglio para apresentarem seus diferenciais aos agentes.
Kangaroo

A Kangaroo destaca um diferencial para atividades na neve: estações de esqui na Oceania. A operadora trabalha com Austrália e Nova Zelândia, apontando oportunidades para esquiadores iniciantes e intermediários. Além disso, Rita Vilela, comercial na Kangaroo Tours, realizou um workshop para convidados durante a ExpoSKI, apresentando como o esqui deve ser inclusivo para todos.
"Não apenas como profissional, mas como mãe. Meu filho é especial e destacar o esqui adaptado é muito importante para encorajar as agências a falar do assunto com os clientes, independente de qual seja a necessidade de uma criança ou adulto, a neve é para todos", aponta Rita.
SKI Brasil

Vinicius Rossi, da SKI Brasil, destaca algumas tendências do mercado a partir da visão da operadora do TTWGroup dedicada ao Turismo de neve. "Nós recebemos cada vez mais viagens multigeracionais, pais e filhos esquiando juntos, e em destinos fora do óbvio, apesar dos queridinhos como Courchevel seguirem em evidência", diz.
Na ExpoSKI, a SKI Brasil está estreitando seu relacionamento com agentes. "Estamos colocando a SKI Brasil, junto com o grupo TTW, mais em evidência para o mercado. Já somos uma operadora super consolidada, mas o mercado de esqui tem ficado cada vez mais aberto para outras operadoras e estar aqui participando da feira é importante para firmar a nossa posição", aponta Vinicius.
Val Thorens

A estação de esqui Val Thorens participa da ExpoSKI desde a primeira edição. Por aqui, Éric Bonnel busca estreitar relações com os agentes de viagens do Brasil, que cada vez mais buscam a França para suas férias de inverno: de 2019 a 2025, o número de brasileiros cresceu 140% nas estações francesas, número que muito passa pela promoção dos produtos.
Sobre o público brasileiro, Bonnel aponta uma procura super alta (70%) por resorts quatro e cinco estrelas e ainda uma grande busca por Courchevel e Club Med. Ainda assim, o executivo destaca que Val Thorens é a estação de esqui mais alta da região - o que garante uma cobertura de neve maior ao longo do ano - e atividades que vão além, como snowboard e até mergulho no gelo.