FIT 2025: Turismo responde por 7% do PIB e por mais de um milhão de empregos na Argentina
Segundo presidente da FIT, setor só terá protagonismo que merece se for valorizado pelo impacto econômico

BUENOS AIRES - A Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2025) teve início neste sábado (27), em Buenos Aires, com uma cerimônia de abertura que contou com a presença do presidente Javier Milei.
Na ocasião, o presidente da FIT, Andrés Deyá, destacou que o Turismo é hoje um dos setores mais estratégicos da economia argentina, responsável por mais de 7% do PIB e mais de um milhão de empregos diretos. Segundo ele, o setor só terá o protagonismo que merece se for valorizado pelo impacto econômico que gera.
“Se não falamos de números, de movimento econômico e de postos de trabalho, nossa indústria nunca vai ser valorizada como tem que ser”, afirmou Deyá, ao lembrar que uma das conquistas recentes foi a separação de gastos no Exterior que não eram de turismo, mas que tradicionalmente eram contabilizados como parte do setor. “Mais de 25% do que se gastava fora do país não tinha relação com turismo, e isso nos prejudicava”, explicou.
O presidente da FIT ressaltou ainda que o Turismo “gera divisas, desenvolve cidades e dá oportunidades”, mas que para seguir crescendo é fundamental fortalecer a cooperação entre Estado, províncias e iniciativa privada. “Não se trata apenas de ser otimistas ou pessimistas, mas de ser realistas. O único caminho é trabalhar juntos para que os argentinos viajem pela Argentina e para que o mundo inteiro venha descobrir nosso país cada vez mais lindo”, disse.

O secretário de Turismo da Argentina, Daniel Scioli, por sua vez, ressaltou os esforços conjuntos entre governo nacional, províncias e setor privado para criar condições favoráveis tanto ao turismo interno quanto ao receptivo, com medidas práticas como o cronograma de feriados longos para fortalecer a temporada de verão.
“Temos dois grandes desafios pela frente: aumentar o turismo interno e ampliar o turismo receptivo. Para isso, trabalhamos em conjunto com todas as áreas do governo, com as províncias e com o setor privado, sempre de forma transversal, para encontrar soluções reais. Vocês pediram e nós cumprimos: o cronograma de feriados longos já está definido, garantindo previsibilidade e fortalecendo uma temporada de verão que será histórica"
Daniel Scioli, secretário de Turismo da Argentina
Sobre a FIT 2025
Sobre a feira, Deyá destacou o crescimento em relevância e em representatividade. A FIT 2025 reúne mais de 1.,7 mil expositores e mais de 60 países participantes, consolidando-se como um dos principais eventos de Turismo da América Latina. “Esta edição é mais moderna, maior e com muito mais tecnologia. Os estandes estão impressionantes e a energia da feira mostra a força do setor”, afirmou.
Portugal, por sua vez, é o país convidado desta edição e terá uma programação especial ao longo do evento. “Quero agradecer ao embaixador e celebrar essa parceria. A FIT continua crescendo, e esse intercâmbio internacional fortalece ainda mais o turismo argentino”, concluiu Deyá.
A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.