BTM 2025 começa destacando o potencial do Nordeste e avanços do Turismo brasileiro
Cerimônia de abertura da feira reuniu autoridades do setor; evento acontece até amanhã (24), em Fortaleza

FORTALEZA - Entre hoje (23) e amanhã (24), o Centro de Eventos do Ceará recebe mais uma edição do Brazil Travel Market (BTM). A feira, que chega à sua 14ª edição e espera receber 5 mil participantes ao longo dos dois dias, contará com rodadas de negócios entre fornecedores e agentes de viagens, programação voltada ao segmento Mice, capacitações e feira de exposições com a presença de mais de 20 operadoras e 30 destinos.
A solenidade de abertura do BTM contou com a presença dos CEOs da BBC Eventos, Breno Mesquita e Claudio Junior, e de personalidades do setor como Ana Carla Moura, do Ministério do Turismo, Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará, Denise Carrá, secretária de Turismo de Fortaleza, Saskia Freire, da Embratur, Aldo Siviero, presidente da Fenactur, Manoel Linhares, presidente da ABIH, Marcos Pompeu, da Fecomercio-CE, Joaquim Cartaxo, do Sebrae-CE, Marcia Pinheiro, da Abav-CE, Marina Marinho, presidente do Fornatur, Italo Mendes, da Anseditur, e Vicente de Paiva, da ABIH-CE.
Breno Mesquita destacou a relevância da feira no cenário nacional e o potencial turístico do Norte e Nordeste:
"O BTM é o maior evento B2B de Turismo do Norte e Nordeste, regiões que, juntas, representam 35% da população do Brasil. O Nordeste vive hoje um momento espetacular, principalmente pelo grande número de empreendimentos que estão sendo construídos e pelo crescimento expressivo na malha aérea doméstica e internacional. Uma das maiores alegrias do BTM é capacitar os agentes de viagens do Norte e Nordeste que ainda não têm conectividade aérea ou condições financeiras de participarem das grandes feiras do Sudeste. O BTM é um evento de conexão e geração de negócios, com o propósito de fazer o Nordeste e o Brasil irem ainda mais longe",
Breno Mesquita, CEO da BBC Eventos.

Marina Marinho, que tem ganhado notoriedade no Turismo após assumir a presidência do Fornatur, ressaltou que o Turismo representa muito mais do que uma atividade econômica — é uma força dinâmica de transformação e desenvolvimento social:
"O Brasil vive um dos melhores momentos da história do Turismo. Nosso país voltou a ser um destino desejado, respeitado e preparado para receber o mundo. Cada viagem, cada nova rota, é uma oportunidade de geração de renda, emprego e dignidade para o povo. O Turismo cresce porque o Brasil voltou a investir em promoção e qualificação profissional, por meio de muito diálogo entre Estados, municípios, governo federal e trade turístico",
Marina Marinho, presidente do Fornatur.

Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará, destacou o cenário positivo para o Turismo, resultado do esforço e cooperação entre todos os agentes do setor:
"Não fazemos nada sozinhos. Os resultados que estamos alcançando são fruto do trabalho coletivo. Temos lutado pela ampliação da conectividade aérea — e, neste ano, anunciamos quatro novas rotas internacionais para o Ceará, com planos de expandir ainda mais. O Turismo é uma indústria limpa e a que mais rapidamente gera empregos. O BTM representa uma grande oportunidade, não apenas para o Ceará ou para o Nordeste, mas para todo o Brasil e para a América Latina. É um dos eventos mais importantes do País, um ambiente propício para impulsionar o desenvolvimento e levar alegria ao nosso povo. Viva o Ceará, viva o Nordeste, viva o BTM!",
Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará.

Saskia Freire, da Coordenação de Gestão Estratégica da Embratur, ainda completou celebrando os números recordes que o Turismo tem registrado:
"O setor de Turismo tem registrado recordes que refletem a força da atuação conjunta e comprovam que estamos no caminho certo. O mundo quer conhecer o Brasil. Enquanto a média de crescimento global no Turismo é de 5%, o Brasil avançou 48%, um desempenho que evidencia a relevância do nosso trabalho. Além disso, 94% dos estrangeiros que visitam o País retornam com uma percepção positiva, o que reforça o potencial do nosso destino. O desafio agora é manter esse ritmo, alcançar a meta prevista para 2027 ainda neste ano. Para isso, precisamos enfrentar questões estruturais, como infraestrutura e segurança, e garantir que cada ator do setor assuma seu papel"
Saskia Freire, da Coordenação de Gestão Estratégica da Embratur.
