Artur Luiz Andrade   |   10/03/2021 16:25   |   Atualizada em 10/03/2021 16:33

CVC lança #ElasnoTurismo, para valorizar trabalho das mulheres

Campanha visa incentivar o empreendedorismo feminino e fim das desigualdades salariais


Maior operadora de Viagens da América Latina, a CVC aproveita o mês das mulheres para lançar o movimento #ElasNoTurismo, que promove a valorização do empreendedorismo feminino no Turismo brasileiro, destacando mulheres que lutam pelo desenvolvimento do setor no País.

Mais de oito mil mulheres trabalham direta e indiretamente nos negócios da CVC Corp, o que envolve as franquias CVC, Experimento e, também colaboradoras que trabalham em diferentes linhas de negócios do grupo. A iniciativa foi lançada internamente nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e convida a todas as mulheres do Turismo a compartilharem suas histórias de inspiração, com a hashtag #ElasnoTurismo em suas redes sociais.

Atualmente 67% dos colaboradores diretos e indiretos da operadora CVC são mulheres, boa parte liderando franquias ou gerências das mais de 1.200 lojas franqueadas por todo o Brasil.

“É inegável a contribuição das mulheres para o Turismo, destacada ainda mais neste momento de retomada, por isso esse movimento convida todas as mulheres a dizerem ‘sim’ aos desafios da vida, a se inspirarem em muitas mulheres com histórias brilhantes de empreendedorismo”, diz Daniela Bertoldo, diretora executiva dos Negócios B2C da CVC Corp, no cargo desde novembro de 2020, substituindo Emerson Belan. “Saí da zona do conforto e aceitei o desafio de vir para a CVC e esse setor que são apaixonantes”, disse ela.

Divulgação
Daniela Bertoldo
Daniela Bertoldo
DESIGUALDADE

Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, no setor, as mulheres ganham 32% menos do que os homens e que a maioria delas não ocupa posições condizentes ao seu potencial. Em 2019, a pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, registrou uma proporção de apenas 31% de mulheres em cargos de liderança nesses setores. E é essa realidade que o grupo CVC Corp quer ajudar a mudar. Hoje, as mulheres representam cerca de 60% do quadro de colaboradores no Brasil e 62% nas empresas do grupo na Argentina, sendo que a representatividade em posições táticas ou estratégicas é, em média, de 40% e 19%, respectivamente, no Brasil e na Argentina.

Paula Domingues, diretora de RH e Sustentabilidade do grupo CVC Corp, também é um exemplo recente (ela chegou à companhia em fevereiro de 2021), reportando-se diretamente ao presidente do grupo, Leonel Andrade, juntamente com Daniela Bertoldo (B2C), Eliane Lapa (diretora executiva de Governança Corporativa) e Melina Villader (diretora de Clientes). E, na Argentina, com as colegas Cecilia Gorgo (diretora Geral da Ola) e Victoria Bassurto (CFO Almundo Argentina).

“Independentemente de cargo, temos um compromisso de ser referência para muitas jovens que entram no mercado de trabalho, que queiram empreender e deslanchar em seus projetos de vida e de desenvolvimento”, complementa Paula Domingues.


Divulgação
Paula Domingues
Paula Domingues

MOVIMENTO #ELASNOTURISMO

Franqueadas e agentes de viagens CVC que hoje estão em todo o Brasil já enviaram, em dois dias, cerca de 100 em vídeos, com o objetivo de disseminar histórias de mulheres inspiradoras que atuam no Turismo nacional, e convidam colegas de todo o setor a fazerem o mesmo: a gravarem e publicarem seus depoimentos em suas redes sociais, com o #ElasnoTurismo.

Os depoimentos também ficarão disponíveis nas redes sociais da marca CVC (instagram, facebook e linkedin) e vão compor cinco vídeos para o lançamento do movimento, com conteúdo informativo e proprietário que apresentam o movimento, para veiculação ao longo de março.

Tópicos relacionados