Beatrice Teizen   |   09/03/2021 14:04   |   Atualizada em 09/03/2021 15:11

CVC já é a sétima maior rede de franquias no Brasil

Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar levantamento das 50 maiores redes no País


Divulgação
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar um levantamento das 50 maiores redes de franquias no Brasil por número de unidades em operação. A CVC figurou como a sétima maior franquia do País, com 1.425 lojas em 2020, um crescimento de 1% em relação às 1.414 em 2019 – quando ocupou o 10º lugar. A estimativa hoje é de um número um pouco menor, devido aos fechamentos em 2020 e no começo de 2021.

A Localiza também está na lista, na 30ª posição, com 528 unidades, representando um aumento de 1% em comparação com 2019 e suas 522 lojas. No ano anterior, a locadora de veículos ocupou o 29º lugar no ranking.

Outra empresa do setor de Turismo é a Clube Turismo, em 29º lugar. Em 2019 a companhia ocupou a 28ª posição. De lá para 2020 houve um crescimento de 4% no número de franquias, indo de 523 para 546.

A edição 2021 do estudo, realizado pelo quinto ano consecutivo, reafirma também a crescente maturidade das redes, ainda mais evidenciada em um ano marcado pela pandemia de covid-19. A novidade para este levantamento é que a lista envolve apenas redes com investimento acima de R$ 90 mil.

Divulgação
Ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil em 2020
Ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil em 2020
O número de unidades das top 50 aumentou 5% em 2020, em comparação aos 9% no ano anterior, e a participação de marcas com mais de dez anos no mercado saltou de 57% para 71%. A pesquisa mostrou ainda o crescimento da participação feminina na liderança.

“Nesse período de dificuldades sem precedentes em mais de um século para pessoas e empresas no enfrentamento da covid-19, essas empresas demonstraram a importância do trabalho em rede, da força da marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias. Desejo de que sigam crescendo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor de franquias brasileiro", afirma o presidente da associação, André Friedheim.

Tópicos relacionados