Filip Calixto   |   05/08/2025 17:19

Marketing em sintonia: como a Abreu estrutura campanhas e fortalece parcerias com agentes?

Adriana Boeckh explica como o departamento que coordena trabalha em parceria com Produtos e Comercial

PANROTAS / Filip Calixto
Adriana Boeckh, diretora de Comunicação e Marketing da Abreu no Brasil
Adriana Boeckh, diretora de Comunicação e Marketing da Abreu no Brasil

GRAMADO (RS) - A ciclicidade do mercado turístico exige mais do que apenas bons destinos: é preciso estratégia, previsibilidade e presença. Com essa visão, a operadora Abreu conclui mais uma edição do Arena Abreu em Gramado (RS), onde reuniu mais de 300 agentes de viagens para apresentar não apenas seu portfólio para 2025 e 2026, mas também as engrenagens que movimentam sua operação - entre elas, o departamento de Comunicação e Marketing.

Adriana Boeckh, diretora da área no Brasil, avalia que o sucesso do evento e das campanhas lançadas até aqui está diretamente relacionado ao trabalho conjunto com outras áreas, como Produtos e Comercial.

"Nosso marketing é construído com duas grandes frentes: a captação de parcerias e o calendário de campanhas. Tudo o que entregamos está alinhado com o time de Produto e com a força Comercial"

Adriana Boeckh, diretora de Comunicação e Marketing da Abreu no Brasil

Essa estrutura integrada garante que as campanhas tenham maior eficácia e que os agentes estejam capacitados para vender com segurança. Ao lado de Felipe Cuadrado, que em entrevista anterior destacou o papel estratégico da capacitação presencial e da antecipação de lançamentos, Adriana reforça que o marketing não é apenas sobre comunicar, mas sobre dar suporte comercial real.

Campanhas e ações que geram resultado

Durante o Arena Abreu, duas campanhas ganharam destaque na comunicação da empresa: Europa Já, voltada para embarques imediatos (de agosto até março de 2026), e a Quinzena Promocional de Peru e Colômbia, com condições especiais e descontos progressivos. Os esforços incluem um mix de mídia variado e conteúdo direcionado, garantindo ao agente não só a informação, mas também os meios de divulgação.

"Temos ofertas como até 40% no segundo passageiro, além de tarifas muito atrativas. A ideia é trazer um impacto imediato nas vendas, mas também manter a presença da marca em canais relevantes"

Adriana Boeckh, diretora de Comunicação e Marketing da Abreu no Brasil

Ainda para este ano, a Abreu planeja o lançamento da campanha de Vendas Antecipadas da Europa, com foco em viagens entre abril de 2026 e março de 2027 - um exemplo claro da estratégia de longo prazo da empresa. Para acompanhar a complexidade de alguns destinos, como Nova Zelândia e países da Ásia, o conteúdo de marketing também será adaptado para suportar capacitações específicas.

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Adriana sublinha que todo o trabalho de marketing é realizado em parceria com os departamentos de Produtos e Comercial
Adriana sublinha que todo o trabalho de marketing é realizado em parceria com os departamentos de Produtos e Comercial

Arena Abreu: evento que começa a ser planejado antes mesmo de terminar

Realizado pela primeira vez fora do eixo Sudeste, o evento em Gramado marca uma virada na logística e no alcance da operadora. "Começamos o Arena Abreu há quatro anos, em São Paulo, voltado só para fornecedores nacionais. Hoje temos uma estrutura muito mais robusta e envolvemos também parceiros internacionais", explica Adriana.

O planejamento começa assim que a edição anterior se encerra. A escolha do destino, dos hotéis parceiros, definição de tema, cenografia e convites é feita internamente, com uma equipe própria que se divide entre o trabalho diário e a produção do evento.

A diretora também destaca que a adesão ao evento em Gramado foi alta e os feedbacks positivos chegaram logo nos primeiros dias. "Subimos o sarrafo em termos de ativações, festas e conteúdo. A qualidade da entrega é um diferencial. Quando os agentes dizem já querer participar da próxima edição, sabemos que estamos no caminho certo".

Comunicação integrada como ativo estratégico

A atuação do marketing da Abreu vai além da promoção. É um elo entre produto, comercial e mercado. Cada campanha, cada ação promocional e cada evento são pensados como uma engrenagem única, com foco na conversão e no suporte efetivo ao agente de viagens.

"O que fazemos aqui é comunicar com estratégia, sim, mas principalmente com propósito. Queremos que o agente se sinta preparado, confiante e respaldado para transformar cada destino apresentado em uma venda real", conclui Adriana.

A PANROTAS viaja a convite da Abreu

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