45% das operadoras associadas à Braztoa apontam queda nas vendas para os EUA
Estudo mostra que 10% das afiliadas passaram a direcionar esforços para promover outros destinos

As mudanças recentes nas viagens para os Estados Unidos (incluindo taxas adicionais, novas exigências de visto, insegurança na entrada do país e fatores geopolíticos) já começam a impactar o mercado brasileiro.
É o que mostra o Boletim Braztoa 2025, levantamento realizado pela Braztoa com seus associados, mapeando os temas que estiveram em evidência no primeiro semestre deste ano.
- O estudo mostra que, atualmente, apenas 3% das operadoras associadas à Braztoa registraram cancelamentos de viagens já adquiridas;
- No entanto, 45% apontam queda nas vendas futuras para o destino;
- Outras 24% ainda não observaram impacto direto, mas relatam crescente preocupação dos clientes, enquanto 21% afirmam não perceber alterações até agora.
Quando a análise considera apenas os efeitos das questões geopolíticas, sem relação direta com o Turismo, o cenário é semelhante:
- 48% das operadoras indicam redução nas vendas;
- 24% relatam atenção e apreensão dos clientes sem mudanças efetivas e
- 21% não identificam impacto.
Esse contexto já gera ajustes: 10% das operadoras passaram a direcionar esforços para promover outros destinos, e 38% afirmam que os próprios clientes vêm buscando alternativas por conta própria. Apesar disso, 38% mantêm o foco nos EUA, enquanto 14% seguem avaliando como reagir a possíveis redirecionamentos.