"Mágica não existe": Braztoa critica Renato Kido e pede ressarcimento a agentes
Leia na íntegra o artigo enviado pela Braztoa sobre Renato Kido e a ViagensPromo

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) reagiu à entrevista exclusiva da PANROTAS com o fundador da ViagensPromo, Renato Kido. Por meio de um artigo, a entidade critica diretamente a operadora, classificando as falas de Kido e seu advogado, Anthonio Araújo (Escritório ABLAW Advocacia) como uma "tentativa de gerar publicidade positiva" e criticando a ausência de propostas concretas para o ressarcimento de prejuízos milionários. A polêmica agora gira em torno da responsabilização, com acusações de transferência de culpa e um apelo urgente por soluções que reparem não apenas perdas financeiras, mas a confiança de todo um mercado.

Esta não foi a primeira vez em que a PANROTAS deu espaço a quem se manifestou contra a ViagensPromo. Veja outras situações a seguir, que decorreram ao longo da crise da operadora:
- Entrevista de Renato Kido à PANROTAS gera indignação em agentes de viagens
- Agentes vão ao MP para solicitar investigação criminal contra ViagensPromo
- ViagensPromo: em carta aberta, ex-funcionários pedem pagamento e transparência
- Silêncio da ViagensPromo gera revolta; Operadora promete pronunciamento em breve
- Agentes e fornecedores de MG relatam dívidas e falta de retorno da ViagensPromo
- Brasil precisa despertar para proteger o Turismo, diz especialista jurídico
- Agências de viagens lesadas por ViagensPromo lutarão por seguro e fundo de amparo ao setor
- ViagensPromo e Easy Travel Shop (ETS) disputam na Justiça dívida de cerca de R$ 2 milhões
Leia na íntegra o artigo enviado pela Braztoa sobre Renato Kido e a ViagensPromo
Posicionamento Braztoa sobre a VP
Tomamos conhecimento, nesta data, da entrevista concedida pelo Sr. Ricardo Kido. Lamentamos que não tenham sido apresentados fatos novos sobre os acontecimentos, tampouco propostas de soluções concretas, em especial, o ressarcimento financeiro às empresas e passageiros lesados.
A entrevista nos pareceu apenas uma tentativa de gerar publicidade positiva em favor de uma empresa e de seus sócios, cujo nome encontra-se hoje desacreditado no mercado.
Ao invés de assumir suas responsabilidades, a empresa busca, de forma equivocada, transferir a culpa para agências de viagens e parceiros comerciais, ignorando os prejuízos milionários causados a diversas empresas do setor em decorrência de sua má administração.
A Braztoa não compactua com acusações infundadas e reitera a necessidade urgente de soluções que restituam não apenas as perdas financeiras, mas também os danos morais sofridos não apenas pelos agentes de viagem, mas também operadores, hoteleiros e receptivos, que atuam de forma séria e responsável na construção de um mercado de turismo confiável e sustentável.
Por fim, reforçamos nossos comunicados anteriores, sobre a importância não apenas dos agentes de viagem, mas do mercado como um todo, estar atento a sinais de risco. Como sempre foi destacado pela entidade, mágica não existe, o que parece bom demais para ser verdade, na maioria das vezes, de fato não é real. O Turismo brasileiro, e a Braztoa, contam com excelentes empresas, comprometidas com a entrega de serviços de qualidade.