Rodrigo Vieira   |   30/09/2025 15:53

"Mágica não existe": Braztoa critica Renato Kido e pede ressarcimento a agentes

Leia na íntegra o artigo enviado pela Braztoa sobre Renato Kido e a ViagensPromo

PANROTAS / Emerson Souza
Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa
Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) reagiu à entrevista exclusiva da PANROTAS com o fundador da ViagensPromo, Renato Kido. Por meio de um artigo, a entidade critica diretamente a operadora, classificando as falas de Kido e seu advogado, Anthonio Araújo (Escritório ABLAW Advocacia) como uma "tentativa de gerar publicidade positiva" e criticando a ausência de propostas concretas para o ressarcimento de prejuízos milionários. A polêmica agora gira em torno da responsabilização, com acusações de transferência de culpa e um apelo urgente por soluções que reparem não apenas perdas financeiras, mas a confiança de todo um mercado.

PANROTAS / Filip Calixto
Renato Kido
Renato Kido

Esta não foi a primeira vez em que a PANROTAS deu espaço a quem se manifestou contra a ViagensPromo. Veja outras situações a seguir, que decorreram ao longo da crise da operadora:


Leia na íntegra o artigo enviado pela Braztoa sobre Renato Kido e a ViagensPromo

Posicionamento Braztoa sobre a VP

Tomamos conhecimento, nesta data, da entrevista concedida pelo Sr. Ricardo Kido. Lamentamos que não tenham sido apresentados fatos novos sobre os acontecimentos, tampouco propostas de soluções concretas, em especial, o ressarcimento financeiro às empresas e passageiros lesados.

A entrevista nos pareceu apenas uma tentativa de gerar publicidade positiva em favor de uma empresa e de seus sócios, cujo nome encontra-se hoje desacreditado no mercado.

Ao invés de assumir suas responsabilidades, a empresa busca, de forma equivocada, transferir a culpa para agências de viagens e parceiros comerciais, ignorando os prejuízos milionários causados a diversas empresas do setor em decorrência de sua má administração.

A Braztoa não compactua com acusações infundadas e reitera a necessidade urgente de soluções que restituam não apenas as perdas financeiras, mas também os danos morais sofridos não apenas pelos agentes de viagem, mas também operadores, hoteleiros e receptivos, que atuam de forma séria e responsável na construção de um mercado de turismo confiável e sustentável.

Por fim, reforçamos nossos comunicados anteriores, sobre a importância não apenas dos agentes de viagem, mas do mercado como um todo, estar atento a sinais de risco. Como sempre foi destacado pela entidade, mágica não existe, o que parece bom demais para ser verdade, na maioria das vezes, de fato não é real. O Turismo brasileiro, e a Braztoa, contam com excelentes empresas, comprometidas com a entrega de serviços de qualidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.