Da Redação   |   22/10/2019 17:00   |   Atualizada em 22/10/2019 17:02

Artigo: diretor da SiteMinder comenta o fim da Thomas Cook

No texto, o executivo pondera o colapso de uma das gigantes globais do setor do Turismo e a necessidade que companhias mundo afora têm de se adaptar ao mercado.

Divulgação
Marco Rosso, diretor regional da SiteMinder para a Espanha
Marco Rosso, diretor regional da SiteMinder para a Espanha
O diretor regional da SiteMinder para a Espanha, Marco Rosso, elegeu o fim da Thomas Cook como tema de seu mais recente artigo. No texto, o executivo pondera o colapso de uma das gigantes globais do setor do Turismo e a necessidade que companhias mundo afora têm de se adaptar às regras atuais do mercado. Leia abaixo, o artigo na íntegra:

O fim da gigante Thomas Cook abre uma porta para os pequenos do setor


Thomas Cook, uma empresa inglesa com mais de 178 anos de história no setor entrou em colapso durante um dos períodos de maior incerteza e, de certa forma, medo, que tem sido visto no Reino Unido.

200 milhões de libras. Era isso que a Thomas Cook precisava para avançar e, nesse processo, conseguir salvar os empregos dos 21.000 funcionários que trabalham - trabalhavam - nesta empresa, dos quais cerca de 3.000 no Reino Unido. A verdade é que a queda da Thomas Cook foi um golpe triste para todos nós que trabalhamos no setor, pois era um verdadeiro ícone na indústria de viagens. Algo que continuo me perguntando é quanto custou repatriar todas as pessoas que esperavam viajar com a Thomas Cook e que ficaram presas, de certa forma, por essa crise. Imagino que a estas alturas há uma resposta, eu pessoalmente não a tenho. Mas tenho uma opinião e é que só podemos aprender com isso.

Adapte-se ou morra: o poder da tecnologia

Quando um hotel que sofreu as consequências do colapso da Thomas Cook me pergunta o que fazer ou como evitar tal situação no futuro, respondo que a solução, ou pelo menos uma delas, é abrir as portas dos quartos de seu hotel para muitos mais canais. Não digo que é o único caminho, mas acho que é um deles. Sei que muitos hoteleiros estão no mercado há décadas, que sempre fizeram as coisas de uma certa maneira e isso funcionou muito bem para eles. O problema é que hoje, em 2019 e a partir de agora, gerações de viajantes querem mais que acomodação e continuarão a mudar e exigir mais. A era do Me Explica ficou para atrás e o mundo dos pacotes de viagem só pode sobreviver, e as empresas que trabalham nesse mundo se se adaptarem e inovarem.

Ontem, comecei a pensar no número de vezes que reservei uma viagem com um pacote de férias, o único número que me veio à mente é 0. Sei que talvez não devesse dizer, mas é assim. Meus pais, por outro lado, e seus amigos nem sequer consideram a opção de procurar por eles mesmos, preferem ir a um operador turístico e deixar eles prepararem tudo, sem preocupações, sem problemas. Eu acho que essa é uma excelente opção para as pessoas da sua geração, mas se as empresas que competem nesse mercado querem continuar, precisam começar a mudar de estratégia. A personalização é a chave do sucesso quando falamos de viagens e acomodações e, agora, mais do que nunca, é isso que fará a diferença entre ganhar ou perder.

A oportunidade de samambaia, a morte da árvore

Em qualquer crise, há vencedores e perdedores. Nesse caso, me lembro de um documentário que vi recentemente sobre o comportamento da natureza na floresta amazônica. A selva é coberta por centenas de milhares de árvores imensas que cobrem quilômetros e quilômetros de florestas. As copas das árvores são as primeiras a receber luz solar, as que capturam a água da chuva com suas enormes raízes. Afinal, essas árvores são os verdadeiros reis da selva. No entanto, o que dizer de samambaias, plantas tão pequenas, musgos. Elas têm muito menos opções para crescer porque não veem a luz, não podem, não têm espaço. Mas quando a cada duzentos ou trezentos anos um desses gigantes cai, uma dessas minúsculas plantas pode lutar e crescer, é a guerra e a que tem mais força, quem mais luta obtém a posição entre o restante das árvores acessando assim à luz, à vitória. Entendo que é apenas uma história, mas vê-la me lembrou um pouco do que está sendo vivido com Thomas Cook e das possibilidades que estão sendo abertas para os pequenos players do setor.

Personalização = trabalho duro = sucesso

Existem muitos viajantes que não têm tempo para pesquisar ou que não sabem ou não estão interessados, mas desejam pacotes de viagem únicos, especiais e mágicos, adaptados às suas necessidades. Este será um trabalho muito mais trabalhoso para os operadores turísticos, mas, honestamente, oferecer um voo, um hotel e um transfer, que pode ser feito por qualquer pessoa com uma agência de viagens on-line e em questão de minutos.

Se os viajantes mudam seus hábitos, as empresas também precisam mudar. As redes sociais são a prova irrefutável de que uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, meu conselho é que, em vez de evitá-los, o que os hotéis, companhias aéreas, agências, operadores turísticos, etc. devem fazer é usar essas e outras ferramentas como aliadas para competir e conquistar o viajante.

Tópicos relacionados