Victor Fernandes   |   29/07/2021 16:04
Atualizada em 29/07/2021 16:05

Pandemia fez brasileiro olhar o Brasil como destino de luxo, segundo BLTA

Os associados da BLTA começaram a receber mais turistas nacionais com as restrições de viagens

Divulgação
Embora o mundo ainda viva restrições de viagens diante da pandemia, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) afirmou que o Brasil pode ter ganhado algo com toda o cenário negativo causado pelo vírus. De acordo com a associação, a pandemia fez com que o brasileiro, impedido de viajar para o Exterior, reconhecesse no próprio País um novo destino para suas viagens.

Nesse sentido, os associados da BLTA não somente começaram a receber mais turistas nacionais (64% dos associados relatam que pós-pandemia o perfil do consumidor mudou), como investiram na melhoria do seu produto (72%), em ações de marketing (49%) para atrair este novo cliente e em experiências personalizadas para esta nova demanda. Para isso, os profissionais do Turismo adaptaram-se rapidamente e foram responsáveis pelos bons índices de ocupação registrados desde maio.

Dados apontam que a primeira quinzena de julho de 2021 foi uma das melhores da associação em anos, com 64% de ocupação, mesmo se considerando o nível de ocupação antes da pandemia em 2019, quando a BLTA fechou o mês de julho com 55%. Estes dados comprovam que as viagens internas estão aquecidas e a oferta está apta a receber qualquer tipo de viajante com segurança e com uma ampla variedade de experiências.

O avanço da vacinação em todo o País está encorajando o turista a sair de casa, criando um cenário de esperança para este começo de retomada. Se em 2020 as pesquisas já apontavam que 96% dos brasileiros desejavam viajar para algum destino brasileiro, estudo mais recente da Booking reforça essa intenção, afirmando que 80% dos entrevistados manifestaram a vontade de viajar ainda em 2021.

Além disso, a BLTA defende que para que o fortalecimento do mercado interno não perca fôlego é fundamental que poder público e iniciativa privada se unam na modernização dos marcos regulatórios trabalhistas e nas políticas afirmativas, além de questões sobre diversidade e inclusão. "Uma atitude que contribuirá não apenas para qualificar o setor, mas, também, irá colaborar na promoção do Turismo de luxo do Brasil no âmbito internacional", afirmou a associação.

VACINA
A BLTA faz parte da iniciativa Unidos pela Vacina, movimento da sociedade civil organizada quee surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne centenas de entidades, associações e ONGs sob a liderança da empresária Luiza Trajano para engajar a sociedade em uma ampla ação conjunta com empresários de todo o País.

"Para nós da BLTA, a vacinação contra a covid-19 é uma necessidade e um direito de toda a população brasileira. Nesse sentido, nos unimos ao Movimento Unidos Pela Vacina (UPV), abraçando esta causa que é prioritária. Criamos um fundo que arrecadou R$ 36 mil, os quais foram utilizados na aquisição de insumos indispensáveis para acelerar o processo de imunização na população de três municípios da Bahia, Cocos, Maraú e Itacaré, que irão receber uma câmara fria para armazenamento de vacinas (uma para cada cidade) e 32 caixas térmicas com termômetro (distribuídas entre as três)", explicou a BLTA sobre seu compromisso com a imunização no Brasil.

Confira entrevista com Guilherme Padilha, da Auroraeco, um dos integrantes da BLTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!