Victor Fernandes   |   24/09/2021 10:25   |   Atualizada em 24/09/2021 10:37

Kayak usa tecnologia para facilitar jornada do viajante

Gustavo Vedovato, country manager do Kayak Brasil, escreveu artigo sobre como a empresa usa a tecnologia

Divulgação
Gustavo Vedovato, country manager do Kayak Brasil
Gustavo Vedovato, country manager do Kayak Brasil
Com a aproximação do Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, Gustavo Vedovato, country manager do Kayak Brasil, escreveu um artigo sobre como a empresa usa a tecnologia para auxiliar na jornada do viajante. "Nossa missão é tornar a viagem mais fácil, criando ferramentas e fornecendo informações para os melhores planos de viagem", explicou. Entre as ferramentas está o Guia Travel Hacker e Kayak for Business.

Confira abaixo o artigo completo.

Kayak: tecnologia e Turismo facilitando a jornada do viajante

O Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro, chega em 2021 em meio a uma recuperação deste setor que, até 2019, contribuía com 10% do PIB mundial. Algumas economias dependem exclusivamente do Turismo. Neste cenário, onde os recursos estão limitados, o ganho em escala precisa ser rápido na retomada e os viajantes querem praticidade e informações seguras, é imprescindível o uso da tecnologia para o Turismo.

O Kayak, parte da Booking Holdings, é o principal mecanismo de pesquisa de viagens do mundo. Nossa missão é tornar a viagem mais fácil, criando ferramentas e fornecendo informações para os melhores planos de viagem. Para isso, estamos sempre criando novas soluções tecnológicas, algo que aceleramos ainda mais com as necessidades impostas pela pandemia.

Em função da pandemia, as exigências de saúde e segurança têm agora um papel importante para os viajantes. O Mapa de Restrições do Kayak mostra os países que estão abertos ou fechados para os brasileiros. Também é possível verificar os protocolos de segurança e saúde implementados por hotéis e companhias aéreas e dicas para viajar protegido.

Com bilhões de buscas em nossas plataformas a cada ano, ajudamos as pessoas, de forma totalmente gratuita, a encontrar sua passagem aérea, hotel, aluguel de carro ou pacote de férias perfeitos. No Kayak, o viajante pode descobrir outras formas de viajar frente às novas realidades que a pandemia apresenta. O Painel de Tendências verifica as intenções globais de pesquisa por voos e destinos, além do filtro de alteração flexível, que mostra quais empresas têm políticas de cancelamento mais amigáveis, para que os viajantes reservem com mais tranquilidade. O Explore dá sugestões de viagens possíveis dentro de um orçamento informado, podendo ainda configurar alertas de melhores preços, para nunca perder uma oferta, ou acompanhar as tendências de preços e receber dicas de qual é o melhor momento para comprar. E a nova aba do site chamada Atividades dá sugestões do que fazer em cada destino.

No site ou no app, o Rastreador de Voos mostra o status de voos em tempo real, algo possível também na funcionalidade Trips, que é um assistente de viagem gratuito que organiza as viagens num só lugar, envia avisos em tempo real sobre mudanças de portão e retirada de bagagem, fornece estatísticas de viagem para ver quantos quilômetros viajou, destinos que visitou e quantas vezes você deu a volta ao mundo, calcula o tempo estimado de espera no controle de segurança e mostra o itinerário e mapas de aeroportos sem precisar de internet. Já uma exclusividade do app do Kayak é a ferramenta de medição de bagagem com Realidade Aumentada. Ela permite aos viajantes medir facilmente a bagagem de mão, para que possam fazer o check-in no aeroporto sem surpresas.

O nosso Detetive de Preços facilita ainda mais a vida do viajante. Nele é possível carregar as informações de preços de passagens aéreas e hospedagens encontradas pelo usuário em qualquer fonte, para que o sistema compare com os bilhões de dados do Kayak e diga se aquelas são as melhores opções.

Também facilitamos a vida daqueles que querem viajar, mas não conseguem decidir para onde. Nosso guia Travel Hacker é um grande compilado das melhores sugestões, para todos os gostos e bolsos. Dicas de países abertos para brasileiros, destinos próximos via geolocalização, destinos que estão com alta de buscas ou com ofertas de preços, apostas do Kayak ou simplesmente uma lista de lugares para fazer home office são praticidades que os dados do Kayak e a tecnologia que empregamos entregam para o usuário do metabuscador de viagens.

Pensando no ainda mais combalido mercado de viagens de negócios, que foram duramente afetadas e, por consequência, suas suspensões impactaram negativamente toda a cadeia do setor de Turismo, o Kayak acabou de lançar uma ferramenta de gestão de viagens corporativas totalmente gratuita, o Kayak for Business, para auxiliar também na retomada deste setor. Ela foi inspirada na própria necessidade da nossa empresa de ter uma ferramenta gratuita, de uso simples, mas poderosa no que diz respeito a pesquisas de voos, hotéis etc. Unindo nosso alcance de buscas com funcionalidades gratuitas como gerenciamento automático de itinerários e criação de relatórios de despesas, ela também indica o melhor momento para reservar, compara preços (incluindo tarifas corporativas), filtra preferências e confere as políticas de preços autorizados pela empresa, previamente carregadas. A ferramenta salva a localização dos escritórios da empresa e destinos de reuniões frequentes, compara as datas de viagem para encontrar a melhor oferta e mostra os hotéis recomendados pelos colegas de trabalho. Para os gestores de viagens das empresas, o Kayak for Business é um importante aliado para manter as viagens dentro do orçamento, simplificar as aprovações, acompanhar a movimentação da equipe e reduzir os custos adicionando suas políticas internas de preços.

Mesmo diante desse cenário desafiador, seguiremos apostando em tecnologia para o Turismo. Por isso, também acabamos de abrir o Kayak Miami Beach, nosso primeiro hotel, que será um laboratório não só para o nosso novo software de gestão hoteleira, o Accomodations Operating Software (AOS), mas também para futuras propriedades pelo mundo, tanto do Kayak quanto também de parceiros hoteleiros.

Estar atento aos novos hábitos e desejos do consumidor é o norte para o desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, também criamos atalhos de voz do Kayak para a Siri, que permite que os viajantes tenham acesso rápido a informações de sua próxima viagem através de um comando de voz. De forma parecida, nossos suportes para o Apple Watch mostram os detalhes da viagem atual, o próximo evento ou as futuras viagens diretamente no mostrador do relógio. Tudo para facilitar a jornada do viajante, com muita tecnologia.

Tópicos relacionados