Felipe Lima   |   28/11/2018 17:30

Hoteleiros do Nordeste estão mais otimistas para 2019

O estudo, realizado pelo Ministério do Turismo e realizado com 719 empreendimentos em todo o Brasil, destaca ampliação e gasto de turistas

Flickr/Eliane Kobayakawa
Na Bahia, cerca de 68% do empresários pretendem investir nos empreendimentos no durante os próximos seis meses
Na Bahia, cerca de 68% do empresários pretendem investir nos empreendimentos no durante os próximos seis meses
Os hoteleiros do Nordeste se mostraram mais otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no terceiro trimestre do ano. De acordo com a Sondagem Empresarial, realizada pelo Ministério do Turismo, os empresários da região apresentaram maiores percentuais de expectativas positivas na comparação com empreendedores do setor de acomodações das outras partes brasileiras em relação a seis variáveis pesquisadas, como faturamento, número de empregados e gastos. Foram consultados 719 empreendimentos em todo o País.

Cerca de metade dos hoteleiros do Nordeste projetam um aumento nos próximos seis meses, ao mesmo tempo que 66,2% planejam investir nos empreendimentos no mesmo período. No Ceará, 60,7% pretende fazer aportes nos estabelecimentos até maio de 2019, enquanto na Bahia, esse percentual chega a 68,3%.

Confira sete tendências para a hotelaria investir no futuro

No âmbito regional, o segundo maior percentual de otimismo do empresariado em relação ao aumento de faturamento está no Centro-Oeste, com 45,9%, seguido pelo Sudeste, com 44,4%. No Sul e Norte, 38,3% dos hoteleiros pesquisados manifestaram expectativas de mais dinheiro em caixa nos próximos seis meses.

Os empresários também apostam no crescimento da demanda pelo destino onde estão localizados seus empreendimentos e no aumento dos gastos dos turistas. No Nordeste, os percentuais chegam a 48,6% e 39,6%, respectivamente. Já no Sudeste, o segundo colocado, registra 41,3% e 39,6%. Acompanhando essa visão positiva está a ampliação da oferta de serviços para 46,1% dos nordestinos e 43,9% dos empresários do Sudeste.

Experts em hotelaria: quem são os melhores promotores?

As contratações e manutenções de emprego possuem expectativas boas para 27,2% dos hoteleiros nordestinos e para 25,6% dos empresários do Sudeste. Também são positivas as perspectivas de aumento de rentabilidade do setor, cujo maiores índices foram apurados pelo MTur entre nordestinos (35,5%) e entre os empreendimentos do Sudeste (34,7%).

As expectativas de investimentos não são diferentes. A projeção otimista atinge a maioria dos empresários em todas as regiões, com destaque para o Centro-Oeste, onde a certeza de turbinas o empreendimento é de 15% e a possibilidade foi citada por 45,8% dos consultados. No Nordeste, a relação é de 12,5% e 53,7%, respectivamente. Em todos os casos, a soma de certeza e probabilidade de realização de investimentos até março é superior a 60%.

Tópicos relacionados