Bruno De Lima   |   31/01/2019 13:03

Negócios na área de serviços são os mais promissores em 2019

No cenário de recuperação econômica atual, o setor de serviços é a principal aposta para quem planeja investir no próprio negócio neste ano.

O cenário de recuperação econômica no Brasil tem animado os analistas sobre as expectativas para os pequenos negócios. Um estudo feito pelo Sebrae mostra que, historicamente, o desempenho do PIB brasileiro – que neste ano tem a maior projeção de crescimento (2,2%) em quatro anos -, se reflete de forma bastante semelhante no comportamento das micro e pequenas empresas do País.

Nesse contexto, o setor de serviços é a principal aposta para quem planeja investir no próprio negócio neste ano.

Segundo o relatório “Negócios Promissores em 2019”, as microempresas voltadas à prestação de serviços pessoais devem ser beneficiadas pela recuperação do mercado trabalho por conta da consequente melhora do rendimento médio real dos trabalhadores.

As áreas mais beneficiadas devem abranger atividades como cuidar de idosos, instalação e manutenção elétrica, entregas, transporte de passageiros, marketing direto e produção de conteúdo para internet; além dos negócios que atendem as necessidades básicas da população (alimentação, vestuário, calçados e construção).
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Área de serviços e produtores de bens de consumo básico são os negócios mais promissores em 2019.
Área de serviços e produtores de bens de consumo básico são os negócios mais promissores em 2019.
As empresas dos setores de alimentação, vestuário, artigos de limpeza e higiene pessoal devem ser especificamente beneficiadas por essa melhora no mercado de trabalho - aliada a uma manutenção do poder de compra dos salários maior e melhora do nível de investimentos das empresas. Outro fator que pesa para essas Micro e Pequenas Empresas (MPE) é a inflação estável, que fechou 2018 abaixo da meta central (4,5%), e deve afetar diretamente no preço de produtos que compõe a cesta básica.

Já as MPEs fornecedoras de insumos e implementos agrícolas, assim como o pequeno comércio varejista próximo aos principais polos de produção agrícola do País, devem se beneficiar da safra 2019/2020. A expectativa é que a produção fique próxima do recorde histórico de 238 milhões de toneladas de grãos – marca alcançada na safra 2016/2017.

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EXPORTAÇÕES

No cenário de exportações, a Argentina deve apresentar uma retração na demanda das microempresas do país, muito em razão da recessão econômica no destino. As MPE que vendem para esse mercado precisarão buscar outras alternativas para compensar a queda de demanda dos argentinos.

Os Estados Unidos e países do sul e leste asiático, como China, Índia, Indonésia e Tailândia, continuam sendo mercados com maior potencial de expansão de negócios para as MPE exportadoras. As micro e pequenas empresas que já exportam madeira serrada, mármores e granitos, pedras preciosas e semipreciosas, móveis, vestuário e calçados, serão as mais beneficiadas.

Confira abaixo as atividades que possuem maior potencial de expansão em 2019:

SERVIÇOS PESSOAIS
  • Assistência a paciente no domicílio;
  • Restaurantes e similares;
  • Cabelereiros;
  • Manicure e pedicure;
  • Instalação e manutenção elétrica;
  • Fotografia
  • Lavagem/lubrificação/polimento de veículos;
  • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos;
  • Casas de festas e eventos.

SERVIÇOS PRESTADOS ÀS EMPRESAS
  • Serviço de apoio administrativo;
  • Serviço de entregas;
  • Marketing direto;
  • Promoção de vendas;
  • Organização de feiras;
  • Congressos e festas.

SERVIÇOS NAS ÁREAS DE TRANSPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO
  • Treinamento/desenvolvimento profissional;
  • Transporte escolar;
  • Transporte de carga;
  • Serviço de taxi;
  • Ensino de arte;
  • Serviços de diagnóstico por imagem
  • Educação infantil;
  • Atividades de fisioterapia;
  • Atividades de condicionamento físico;
  • Atividade ambulatorial.

SERVIÇOS DE INFORMÁTICO E COMUNICAÇÃO
  • Serviço de comunicação multimídia;
  • Desenvolvimento de programas de computador;
  • Provedores de conteúdo;
  • Reparação de equipamentos de comunicação;
  • Serviços de apoio à agropecuária.

BENS QUE ATENDEM ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO
  • Produtos de padarias/confeitarias;
  • Material de construção;
  • Alimentos preparados;
  • Comércio de hortifrutigranjeiros;
  • Comércio de alimentos em geral;
  • Comércio de bebidas;
  • Comércio de vestuário;
  • Calçados e pequenas obras/construções.

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