Juliana Monaco   |   26/08/2020 15:37

Consumo fora do lar apresenta leve crescimento no 2T20

Nos meses de maio e junho, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% e para Out of Home caíram 14,7%.


Pixabay
Nos meses de maio e junho, as compras para Out of Home caíram 14,7% em relação a 2019
Nos meses de maio e junho, as compras para Out of Home caíram 14,7% em relação a 2019
Devido à flexibilização da quarentena e à reabertura de alguns comércios pelo País, o consumo fora de casa apresentou um leve crescimento no segundo trimestre de 2020. De acordo com o levantamento Consumer Insights da Kantar, apesar do consumo nesse segmento ainda estar no vermelho e ter perdido 17% em valor gasto em relação ao trimestre anterior, alguns canais tiveram um momento de respiro apoiados por categoriaas com força regional.

O Nordeste, por exemplo, é o grande responsável por impulsionar variação positiva de 19% em valores de vendas de FMCG (bens de consumo massivo) que mercados de bairro e mercearias registraram no período. Já os hipermercados e supermercados também tiveram índice positivo de 19%, puxados em grande parte pelo Rio de Janeiro. Os Estados do Rio e de São Paulo também ajudaram a alavancar o aumento de 7% nas vendas das padarias.

No entanto, esse movimento e o aumento de consumo dentro do lar ainda são insuficientes para reequilibrar a queda geral dos números. Nos meses de maio e junho, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado; para Out of Home caíram 14,7%; e, no comparativo, o consumo de FMCG como um todo retraiu 0,8% no País.

CONSUMO IN HOME

Com novas diretrizes de distanciamento social, a jornada de consumo tem sido alterada e os atacarejos e o pequeno varejo foram os que mais cresceram, ganhando respectivamente mais 4 milhões e 3 milhões de novos lares compradores no primeiro semestre do ano.

No longo prazo, a cesta FMCG teve aumento de 7,9% em valor gasto, 2,8% em unidades, 3% em frequência e 4,2% em volume nos últimos 12 meses terminados em junho de 2020. No médio prazo, comparando o primeiro semestre de 2020 ao mesmo período de 2019, a frequência segue em crescente de 4%. Além do preço médio que continua aumentando (7,1%), o número de unidades compradas a cada viagem cresce 4,2%. Por outro lado, nota-se uma desaceleração do consumo em julho, sendo o mês em que os gastos tiveram seu menor pico desde o início da quarentena.

Ao ficar mais tempo em casa, os brasileiros aumentaram os ciclos de limpeza e passaram a consumir mais ao longo do dia. Ao todo, 8,7% a mais de pratos têm sido preparados e consumidos em casa, com destaque para o pão caseiro, que ganhou mais de 400 milhões de ocasiões). Entre os alimentos, farinha de trigo (+11,8), linguiças (+11), chocolate culinário (+10,7), creme de leite (+11,1) e leite condensado (+9,2) estão entre os que mais crescenram em pontos de penetração. Nas categorias de higiene pessoal e limpeza da casa, destacam-se produtos como papel higiênico (+2,8), sabonete (+1,2), cloro (+12,5) e desinfetante (+5,7).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS