Juliana Monaco   |   22/10/2020 17:50
Atualizada em 22/10/2020 18:01

Pesquisa revela 8 insights para você aproveitar a retomada do Turismo

A pesquisa do TRVL LAB traz oito insightis para que o mercado tome decisões mais assertivas


Shutterstock
Entender o perfil do consumidor e desenhar a jornada do cliente são insights para melhorar a tomada de decisão
Entender o perfil do consumidor e desenhar a jornada do cliente são insights para melhorar a tomada de decisão
A pesquisa inédita realizada pela ELO e o TRVL LAB (parceria da PANROTAS com a MAPIE), lançada hoje (22) em live no Portal PANROTAS, traz oito insights para que as empresas e profissionais da indústria possam ter mais referências em suas decisões e planejamentos. Com mediação do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, a live contou com a participação de Marcelo Marques, diretor de Desenvolvimento de Negócios da ELO; Carolina Sass de Haro, diretora da TRVL LAB e da MAPIE; Renata Esteves, diretora de Marketing B2B da CVC Corp; e Sabrina Salgado, gerente de Marketing da Latam Airlines Brasil.

O primeiro insight apresentado é que o brasileiro é apaixonado por viagem e a quarentena só aumentou essa necessidade de sair para relaxar, espairecer, aprender, conhecer pessoas e compartilhar experiências. Por isso, é importante redesenhar os produtos e serviços para atender às viagens regionais de curta duração e com baixa antecedência de reserva para aproveitar as características do momento.

Renata Esteves explica como a CVC Corp tem atuado para facilitar o trabalho do agente de viagens. “Estamos redesenhando os nossos serviços e trabalhado na integração de sistemas com o conceito one-stop-shop. O nosso objetivo é que os agentes possam atender seus clientes com bastante agilidade”, afirma.

Outra tendência é a valorização da cultura, dos produtos e serviços locais, que foi acelerada pelo momento que estamos vivendo. Da mesma forma, as viagens de negócios multipropósito deverão crescer no pós-pandemia, se tornando uma grande oportunidade para os fornecedores especializados no segmento corporativo. Além disso, a pesquisa mostra a necessidade de oferecer autonomia aos viajantes a negócios.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da ELO ressalta a importância dessa autonomia nos meios de pagamento. “Não temos movimentos fortes de retomada das viagens corporativas neste momento. Mas com a pandemia, todo mundo está tendo que se reinventar, mesmo as viagens B2B. Nessa linha, a questão do pagamento é super importante na jornada do cliente, que, muitas vezes, acaba tendo problema no check-out e não consegue finalizar o pagamento. Se eu posso dar uma dica é: cuidado com o check-out e ofereça todas as opções de pagamento para o seu cliente”, afirma.

Além de conhecer os perfis específicos do consumidor para uma tomada de decisão mais assertiva, é necessário desenhar a jornada completa do cliente para que ele viva a experiência que você oferece. Outro insight extremamente importante diz respeito à confiança dos viajantes, que prezam por destinos e empresas que apliquem os protocolos de saúde e segurança de maneira adequada. Por fim, mas não menos importante, está a tendência da viagem sem rótulos, que combina viajar a lazer com negócios.

Em meio a novas tendências, Sabrina Salgado destaca o papel do agente de viagens em todas as etapas da jornada do viajante. “O papel do agente de Turismo é fundamental e vai sempre ser. Indiscutivelmente, vocês são cada vez mais importantes e são pilares fundamentais para fazer esse movimento de retomada acontecer. Até o final do ano chegamos em 60% a 70% de retomada no doméstico, o que vai ajudar os agentes a venderem mais”, ressaltou a gerente da Latam, prometendo para daqui a 40 dias o lançamento de um novo produto que vai unificar toda a jornada do cliente da aérea em um só local, da reserva ao check-in e controle de bagagem.

Baixe a pesquisa completa aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS