Juliana Monaco   |   12/02/2021 09:30

Viagens que valorizam a hospedagem se destacam na pandemia

Durante a pandemia, a experiência de viagem migrou da exploração do destino para a exploração da habitação


Divulgação
Para a locação da hospedagem, a preferência dos viajantes é por casas afastadas dos grandes centros
Para a locação da hospedagem, a preferência dos viajantes é por casas afastadas dos grandes centros
A pedido do Airbnb, as agências Somos e Novelo se uniram para analisar as principais mudanças na forma como os brasileiros pretendem voltar a viajar, durante e depois da pandemia. Os efeitos observados durante o período de férias na virada do ano deverão continuar durante 2021, com o processo de vacinação. O estudo contou com a participação de 24 brasileiros entre 25 e 50 anos, das classes AB, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, e que viajaram durante a quarentena e pagaram por suas estadas.

De acordo com o índice ICV-Tur-CNC feito pela Cielo e CNC, o mercado de Turismo movimentou R$ 12,8 bilhões em setembro, triplo do valor registrado em abril, mas ainda longe dos R$ 19,9 bilhões registrados em setembro de 2019. No mesmo período, o segmento que apresentou menor queda relativa foi o de hospedagem e alimentação (-30%), contra 33% de hotéis e 39% de agentes de viagens e transporte de passageiros. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, os Estados onde o Turismo está se recuperando mais rápido são Goiás (aumento de 48,3 pontos percentuais desde o ponto mais baixo), Ceará (42,7), Santa Catarina (34,6), Espírito Santo (34,5) e Paraná (32,8).

PREFERÊNCIAS DE VIAGEM

O estudo revelou que a curva de interesse pelo Airbnb no Brasil despencou no fim de março e começou a crescer novamente na segunda semana de junho, quando a curva de infecção e mortes no País ainda subia. Além disso, a experiência de viagem migrou da exploração do destino para a exploração da habitação, o restabelecimento da saúde mental e o estreitamento dos relacionamentos. Viajar sem "tirar férias" prevaleceu e teve forte influência na escolha do destino e do imóvel, tendência que também é observada nos dados do Google Trends, que mostram como o interesse por "férias" nas buscas on-line despencou e deu lugar a aumentos expressivos em "pousadas" e "Airbnb".

Com o aumento do interesse pela habitação, a escolha do imóvel para locação por temporada passou a ser mais criteriosa e com preferência por casas afastadas dos grandes centros e que reduzem a sensação de clausura, com áreas abertas, mas privadas. Com foco no conforto, a preferência é por locais já conhecidos, seja destino ou hospedagem, que sirvam tanto para trabalhar e estudar, quanto para ter um momento de lazer e relaxamento. Em contrapartida ao distanciamento social, mesmo ao escolher casas mais isoladas, muitos entrevistados declararam procurar por prestação de serviços, como faxineiras.

MEIOS DE TRANSPORTE

Com a queda no uso do avião, dois fenômenos foram observados: os voos mais longos, principalmente conectando o Sudeste ou Norte/Nordeste, ganharam relevância; e houve um aumento também do movimento de aeroportos regionais para capitais, como as rotas Sobral/Jericoacoara para Fortaleza. Segundo o levantamento, os voos que mais ganharam relevância durante a pandemia envolvem o corredor Sudeste-Norte/Nordeste. Os dois primeiros são a ida e volta de um mesmo trecho: Recife e Rio de Janeiro por Santos Dumont. No top 10 ainda estão voos que chegam a Campinas (SP) saindo de Macapá, Porto Velho, Palmas e São Luiz. Do mesmo corredor também estão os trechos Teresina-Congonhas (SP) e Ribeirão Preto (SP)-Salvador.

Enquanto trechos menores de avião - como a ponte aérea RJ-SP - despencaram em popularidade, o aluguel e a compra de carros aumentou muito, principalmente usados. Entre os principais destinos dentro de São Paulo que se destacaram em viagens rodoviárias estão Santos, São Vicente, Mongaguá e Peruíbe, no litoral; e alguns pontos do interior, como Piracicaba, Holambra e Sorocaba.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS