Juliana Monaco   |   09/06/2021 12:18
Atualizada em 09/06/2021 12:21

Turismo de São Paulo ainda não cresceu em 2021, aponta IMAT-SP

Dados do IMAT-SP, novo indicador da FecomercioSP e SPTuris, mostram que o setor segue longe da retomada


Shutterstock
A movimentação de aeroportos caiu 15,1% em abril, enquanto a ocupação hoteleira caiu 7,9%
A movimentação de aeroportos caiu 15,1% em abril, enquanto a ocupação hoteleira caiu 7,9%
Com quedas contínuas no faturamento, nos empregos e no movimento de passageiros nos principais terminais, o Turismo paulistano segue impactado pela pandemia, sem apresentar crescimento em 2021. Isso se reflete no Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pelo Obervatório de Turismo e Eventos de São Paulo (SPTuris), que caiu 6,3% em abril, comparado a março, fechando o mês com 38,9.

A maior retração do indicador veio do faturamento dos agentes do setor, que foi de 17,4% em abril (número-índice de 20,5). Depois, o pior resultado foi da movimentação de aeroportos, que caiu 15,1% em comparação a março (21,8). Já as chegadas rodoviárias caíram 7,6% (23,9) e a taxa de ocupação hoteleira, 7,9% no mês. Para a Federação e a empresa, os números da pesquisa expressam um momento em que a cidade estava sob fortes restrições de circulação impostas pelo Plano São Paulo.

Divulgação/SPTuris
O IMAT-SP foi criado pela FecomercioSP e pela SPTuris para ser um termômetro do Turismo em São Paulo, considerando tanto as atividades dos empresários do setor quanto dos consumidores. Pela série histórica, iniciada em janeiro de 2020, o melhor momento do Turismo paulistano, desde o início da pandemia, foi em dezembro, quando estava com número-índice de 58,9. Desde então, não parou mais de cair: 58,6 em janeiro deste ano; 50,7 em fevereiro; 41,5 em março e 38,9 em abril.

APOSTA NA VACINAÇÃO
Com um nível de atividade 60% mais baixo do que antes da pandemia, o Turismo paulistano aposta no avanço da vacinação, que fará com aumente a demanda por produtos turísticos como eventos, compras e gastronomia. Antes, porém, o afrouxamento das medidas de isolamento já deve exercer impacto positivo sobre o setor, que será melhor visualizado nos dados de maio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS