Victor Fernandes   |   13/02/2023 17:26
Atualizada em 13/02/2023 17:49

TikTok ultrapassará Facebook como inspiração de viagens entre jovens

Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes

Reprodução/Turespaña
Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes
Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes
De acordo com um novo estudo da Arival e Phocuswright, TikTok vai superar o Facebook como o local mais popular onde os jovens se inspiram em viagens, atividades e experiências. O estudo, que revelou dados importantes sobre o que os viajantes desejam em 2023, conclui que essa mudança provavelmente ocorrerá em menos de dois anos.

O relatório "El viajero de experiencias 2023" revela que mais de um em cada quatro adultos com menos de 35 anos já usaram o TikTok como fonte de inspiração na hora de buscar novas experiências durante suas viagens, enquanto Facebook perde influência entre esta faixa etária. E não é apenas a geração mais jovem que está estabelecendo essa tendência; mais de um em cada cinco pessoas entre 35 e 54 anos também recorre à popular plataforma de vídeo para encontrar coisas para fazer nas férias.

Apesar da crescente popularidade do TikTok, o Instagram continua a ser a plataforma mais influente para quem procura o que fazer durante a viagem, pois mais de 50% das pessoas com menos de 55 anos o usam para esse fim.

"A mídia social já é uma fonte estabelecida de informações e inspiração para planejamento de viagens, mas a rápida ascensão do vídeo vertical curto e as plataformas que o estão popularizando estão prontas para derrubar o caminho convencional do viajante para a compra", disse Douglas Quinby, co-fundador e CEO da Arival.

“Os jovens, em particular Millennials e a Geração Z, estão cada vez mais recorrendo ao TikTok e ao Instagram para explorar experiências e ver o que é possível, em vez de ler longas análises e descrições de produtos. Essas mudanças na forma como os viajantes mais jovens descobrem e decidem são profundas, e a indústria de viagens - e especialmente os criadores e vendedores de passeios, atrações e experiências - devem integrar isso em sua estratégia de marketing e conteúdo."

As redes sociais ainda estão sempre presentes nas viagens das pessoas; apenas 17% das pessoas com menos de 55 anos participaria de uma experiência de férias sem postar nada sobre isso, relatou Quinby, que participou do Fórum PANROTAS 2022.

O estudo Experiences Traveler 2023 entrevistou mais de quatro mil adultos nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha no terceiro trimestre de 2022. A pesquisa foi realizada on-line e alcançou mil entrevistados por país.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS