Victor Fernandes   |   13/02/2023 17:26
Atualizada em 13/02/2023 17:49

TikTok ultrapassará Facebook como inspiração de viagens entre jovens

Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes

Reprodução/Turespaña
Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes
Mais 25% dos viajantes abaixo de 35 anos já usam TikTok para descobrir experiências e restaurantes
De acordo com um novo estudo da Arival e Phocuswright, TikTok vai superar o Facebook como o local mais popular onde os jovens se inspiram em viagens, atividades e experiências. O estudo, que revelou dados importantes sobre o que os viajantes desejam em 2023, conclui que essa mudança provavelmente ocorrerá em menos de dois anos.

O relatório "El viajero de experiencias 2023" revela que mais de um em cada quatro adultos com menos de 35 anos já usaram o TikTok como fonte de inspiração na hora de buscar novas experiências durante suas viagens, enquanto Facebook perde influência entre esta faixa etária. E não é apenas a geração mais jovem que está estabelecendo essa tendência; mais de um em cada cinco pessoas entre 35 e 54 anos também recorre à popular plataforma de vídeo para encontrar coisas para fazer nas férias.

Apesar da crescente popularidade do TikTok, o Instagram continua a ser a plataforma mais influente para quem procura o que fazer durante a viagem, pois mais de 50% das pessoas com menos de 55 anos o usam para esse fim.

"A mídia social já é uma fonte estabelecida de informações e inspiração para planejamento de viagens, mas a rápida ascensão do vídeo vertical curto e as plataformas que o estão popularizando estão prontas para derrubar o caminho convencional do viajante para a compra", disse Douglas Quinby, co-fundador e CEO da Arival.

“Os jovens, em particular Millennials e a Geração Z, estão cada vez mais recorrendo ao TikTok e ao Instagram para explorar experiências e ver o que é possível, em vez de ler longas análises e descrições de produtos. Essas mudanças na forma como os viajantes mais jovens descobrem e decidem são profundas, e a indústria de viagens - e especialmente os criadores e vendedores de passeios, atrações e experiências - devem integrar isso em sua estratégia de marketing e conteúdo."

As redes sociais ainda estão sempre presentes nas viagens das pessoas; apenas 17% das pessoas com menos de 55 anos participaria de uma experiência de férias sem postar nada sobre isso, relatou Quinby, que participou do Fórum PANROTAS 2022.

O estudo Experiences Traveler 2023 entrevistou mais de quatro mil adultos nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha no terceiro trimestre de 2022. A pesquisa foi realizada on-line e alcançou mil entrevistados por país.

Tópicos relacionados