Artur Luiz Andrade   |   17/11/2023 13:14   |   Atualizada em 17/11/2023 13:20

Conheça 25 startups de viagens e suas soluções para o Turismo

Lista foi compilada pela Phocuswire e apresentada na Phocuswright Conference

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA - A PhocusWire anunciou durante a Phocuswright Conference, em Fort Lauderdale, na Flórida, sua lista Hot 25 Travel Startups, com as 25 apostas de startups de Viagens para 2024.

Da lista deste ano, 8 foram fundadas em 2020, 5 em 2021 e 4 em 2022, o que já dá indícios que foram criadas por motivações geradas durante ou pós-pandemia.

“A evidência é clara: tempos de crise expõem oportunidades para assumir riscos, consertar o que está quebrado e testar novos conceitos”, disse Mike Coletta, gerente de Pesquisa e Inovação da Phocuswright.

“Hoje, menos de quatro anos após o surgimento da pandemia de covid-19 e a devastação da indústria global de Viagens, estamos colhendo os benefícios das inovações que nasceram durante aqueles dias sombrios. As escolhas finais da lista das 25 melhores startups de viagens para 2024 são prova desta dinâmica fascinante."

Mike Coletta

Desde 2018, o programa já deu visibilidade e incentivo a 125 startups, e, de acordo com a Phocuswright, apenas três fecharam desde então.

Phocuswire

Na lista abaixo, há soluções para conexões melhores de fornecedores com os clientes, especialmente na busca por oferecer experiências, além de oportunidades para empresas aumentarem suas receitas, gerenciarem melhor seus dados e clientes e cuidar de temas como sustentabilidade e marketing. Viagens espaciais, viagens só para mulheres, troca de residências para viagens por membros de um clube, soluções para criadores de conteúdo e viagens de bem-estar também estão entre os temas apresentados pelas startups, localizadas majoritariamente na Europa e Estados Unidos, com presença também dos Emirados Árabes e da África, mas nenhum representante latino-americano.

Empresas que desejam ser consideradas para a lista de 2025 devem se inscrever na plataforma de inovação da Phocuswright.

Confira abaixo, as 25 startups selecionadas pela Phocuswire para 2024 (em ordem alfabética):

Açaí

Fundada em 2023, com sede em Nova York.

Site: acaitravel.com

Phocuswire

A Acai Travel oferece um conjunto de produtos de otimização de operações de viagens baseados em modelos de linguagem para uma ampla gama de call centers de viagens, incluindo empresas de gerenciamento de viagens, agências de viagens on-line, companhias aéreas, hotéis e bancos.

“Nossas soluções capacitam os clientes a reestruturar seus call centers com configurações flexíveis e visam à redução de até 60% no tempo médio de atendimento, reduzindo efetivamente pela metade os custos operacionais.”

Autoura

Fundada em 2018, com sede no Reino Unido.

Site: autoura.com

Autoura é uma plataforma de experiência digital para experiências do mundo real. “Operamos, por meio de inteligência artificial, experiências de Turismo, lazer e hotelaria baseadas em localização. Por exemplo, em São Francisco, possibilitamos experiências de hospitalidade usando veículos autônomos Waymo e Cruise. Em outros lugares, operamos experiências imersivas usando nosso guia turístico de IA Sahra e outros personagens de IA”.

Blockskye

Fundada em 2017, com sede em Boston.

Site: blockskye.com

Blockskye é uma empresa disruptiva em viagens corporativas e compras indiretas. “Oferecemos uma solução ponta a ponta para gestão de viagens corporativas em parceria com a Kayak.”

“Nossa plataforma coloca os compradores corporativos em contato direto com os fornecedores, para reduzir custos, eliminar conciliações e oferecer verdadeiro conteúdo omnicanal. A solução revolucionária de pagamento e liquidação da Blockskye substitui cartões de crédito, faturas e relatórios de despesas, criando uma única fonte de verdade que libera viajantes e equipes financeiras de relatórios de despesas e faturamento.”

Boddy

Fundada em 2019, tem sede em Zurique, na Suiça

Site: boddy.tech

Boddy é um marketplace digital que conecta experiências de bem-estar com viajantes preocupados com a saúde. “Ao fazê-lo, não só apoiamos um estilo de vida saudável e sustentável, mas também ajudamos os operadores de bem-estar a tornarem-se visíveis para um público mundial e a desbloquearem novos fluxos de receitas para os nossos parceiros de distribuição.”

BookingData

Fundada em 2021, com sede em Munique, na Alemanha

Site: bookingdata.io

Phocuswire

“A BookingData empodera parceiros que vendam ancillaries diversas a apresentar ofertas auxiliares a perfis de viajantes de companhias aéreas selecionados. Assim, aumentando a conversão e melhorando a lucratividade das próprias companhias aéreas.

Mesmo com gastos substanciais em estadas em hotéis e aluguel de automóveis – muitas vezes iguais ou superiores às despesas com bilhetes de avião – a venda de ancillaries de terceiros (hotéis, carros, serviços etc) pelas companhias aéreas é notavelmente mínima, principalmente por agências de viagens on-line. As companhias aéreas, fundamentais para iniciar a jornada de reservas, estão insatisfeitas com as conversões mínimas e o potencial de receita inexplorado no cenário atual. E a Booking Data promete mudar isso”

BTP Automation

Fundada em 2020, tem sede em LaQuinta, Califórnia

Site: btpautomation.com

BTP Automation é uma solução empresarial SaaS premiada, criada para automatizar o processo de sourcing de hotéis corporativos. A BTP analisa dados em tempo real para encontrar ineficiências e problemas de conformidade para uma empresa. Em seguida, automatiza totalmente a solução por meio de ações corretivas. Isso ocorre o dia todo, todos os dias, em oposição ao exercício anual de sourcing que dura meses, que é uma prática padrão.

Deal Engine

Fundada em 2018, tem sede em Miami

Site: deal-engine.com

A Deal Engine usa inteligência artificial para agilizar operações de back office que exigem muita mão de obra.

“Nosso conjunto de soluções de software ajuda as companhias aéreas e as agências de viagens on-line e off-line a operar com mais eficiência, reduzir custos e gerar novas receitas, ao mesmo tempo que melhora a experiência do viajante, simplificando processos de reembolso e mudanças na viagem, por exemplo.”

Dharma

Fundada em 2021, tem sede em Abu Dhabi (EAU)

Site: seekdharma.com

Phocuswire

Empresa de viagens focada em experiências incríveis. “Planejamos e vendemos viagens organizadas pelas pessoas e marcas mais inspiradoras do mundo. Pense em fazer uma viagem gastronômica com Jeong Kwon na Coreia do Sul, experimentar a paixão de um derby de futebol em Manchester com Eric Cantona ou aprender meditação védica com Light Watkins no México.” A agência é a empresa de Turismo oficial da série Emily in Paris, da Netflix.

Direx

Site: getdirex.com

Direx é uma solução completa de gerenciamento de negócios baseada em nuvem, projetada especificamente para proprietários de empresas de Turismo e Hotelaria na África. “Fornecemos um conjunto integrado de ferramentas digitais para facilitar vendas, processar pagamentos e reservas de forma eficiente, bem como automatizar perfeitamente as operações diárias de front-office e back-office e impulsionar o crescimento dos negócios.”

Eilago

Fundada em 2020

Site: eilago.com

“Eilago quer tornar as viagens divertidas e conectadas, ao mesmo tempo em que ajuda os viajantes a economizar dinheiro e a vivenciar as viagens com responsabilidade. Criamos experiências de cliente altamente gamificadas que não apenas recompensem os viajantes pelo consumo de viagens, mas também pelo envolvimento e aproveitando a fintech de viagens para resolver as ineficiências nos preços das reservas de viagens.”

Grazzy

Fundada em 2021, tem sede em Austin, no Texas.

Site: grazzy.com

Grazzy ajuda os funcionários horistas a ganhar mais dinheiro, acessá-lo no mesmo dia e economizar e gastar de maneira melhor.

“Ao melhorar o bem-estar financeiro dos trabalhadores da linha de frente, a Grazzy reduz o custo de recrutamento e a retenção de talentos em hotéis, bares, restaurantes e salões de beleza. Nossa plataforma de pagamentos extensível permite gorjetas digitais, gorjetas instantâneas e soluções bancárias inclusivas, todas criadas para escalar empresas de hospitalidade e serviços de qualquer tamanho.”

Greether

Fundada em 2021, tem sede em São Francisco, na Califórnia.

Site: greether.com

Phocuswire

Greether é uma plataforma tecnológica de viagens, dedicada a aumentar a segurança das mulheres viajantes durante suas aventuras globais. No marketplace da Greether, elas podem reservar guias (greeters) locais verificadas, que então personalizam as experiências de viagem com base nos interesses dos viajantes. Os greeters (anfitriões da Greether) estão conectados aos viajantes antes da viagem, permitindo-lhes fornecer recomendações e estabelecer um relacionamento antes do encontro pessoal.

Jerne

Fundada em 2021.

Site: jerne.com

Jerne é uma plataforma que ajuda 5.000 criadores de conteúdo e provedores de experiências a gerenciar seus relacionamentos, navegar em seus acordos comerciais, controlar e monetizar seus ativos de conteúdo gerados por usuários e rastrear vendas de afiliados e retorno de investimento de marketing.

Kabuk

Fundada em 2019, tem sede em Nagasaki, no Japão.

Site: kabuk.com

Phocuswire

Kabuk é uma fintech no setor de Viagens, operando um serviço de assinatura que chamado de “HafH” – Home away from Home.

Kabuk está desenvolvendo algoritmos para gerenciar riscos de flutuação de preços e oferecer a sensação de taxas fixas para fazer reservas de hotéis e também de companhias aéreas. Kabuk foi iniciada no Japão e atualmente está se expandindo globalmente, operando em 30 países.

Katanox

Fundada em 2020, tem sede em Amsterdã.

Site: katanox.com

Katanox é uma fintech e plataforma de distribuição de hospedagem que reúne vendedores e fornecedores. Katanox facilita a distribuição de inventário e pagamentos de acomodações para viagens. A plataforma está abrindo a era programática para distribuição B2B em hotelaria.

Kindred

Fundada em 2022, tem sede em São Francisco, na Califórnia.

Site: livekindred.com

Phocuswire

Kindred é uma rede de troca de residências exclusiva para membros. Ao compartilhar seus lugares com aqueles em quem confiam, os membros de uma família desbloqueiam um estilo de vida mais rico com viagens e conexões humanas, ficando em casas confortáveis e controladas por uma fração do custo de um aluguel.

Legends

Fundada em 2021.

Site: livemylegend.com

Legends impulsiona uma nova era de personalização em viagens, transformando dados de telefone e foto em perfis de preferência para ajudar os fornecedores a melhorar a receita, a fidelidade e a experiência. “Resolvemos os problemas de dados fragmentados, a crise iminente dos cookies e a propriedade de dados, desbloqueando 130 mil milhões de dólares em oportunidades de receitas e otimizando 5 mil milhões de dólares em gastos com marketing.”

“O futuro tem que ser de dados de terceiros - nosso TravelDNA baseado em inteligência artificial aproveita o consentimento de adesão para fornecer insights, segmentos, sinais e análises preditivas acionáveis para que os provedores possam fornecer o conteúdo e a experiência certos em todas as fases da jornada.”

Point.me

Fundada em 2020, tem sede em Nova York

Site: point.me

Point.me diz ser a primeira ferramenta de pesquisa de voos que permite aos viajantes resgatar seus pontos de programas de fidelidade e cartões de crédito para reservar viagens com o melhor preço e menos quantidade de pontos.

“Nosso mecanismo de metabusca em tempo real extrai mais de 40 fontes de dados na Internet, compilando e normalizando os resultados para que você possa comparar todas as suas opções de pontos e milhas no mesmo formato simples que você está acostumado a ver em voos pagos.

Você também pode ver guias passo a passo e vídeos sobre como escolher exatamente a melhor oferta, transferir seus pontos e reservar seu voo-prêmio em dezenas de programas de passageiro frequente.”

SquadTrip

Fundada em 2022, tem sede em Tulsa, Oklahoma

Site: squadtrip.com

Phocuswire

O software da SquadTrip ajuda os agentes de viagens a economizar tempo gerenciando grupos com uma plataforma completa de marketing, reservas e pagamentos.

The Host Co.

Fundada em 2020, tem sede em Los Angeles, Califórnia

Site: thehost.co

Phocuswire

A Host Co. transforma aluguéis de curto prazo em hospitalidade de serviço completo, adicionando comodidades instantâneas de concierge: desde spa e chef até compras no aluguel e muito mais. O software incorporado da Host Co. é o “botão fácil” para vendas adicionais de hospitalidade – adicionando um fluxo de receita de mais de 30% e conectando o futuro do trabalho (viajantes e nômades digitais) com serviços locais personalizados.

Travlr ID

Fundada em 2023

Site: travlrid.com

A Travlr ID afirma ser a primeira rede descentralizada de identidade e perfil de viagem do mundo construída usando blockchain e identidade auto-soberana.

A Travlr ID permite que os usuários tenham propriedade e controle sobre seus próprios dados enquanto interagem com vários empregadores, organizações ou prestadores de serviços na indústria de Viagens.

Turneo

Fundada em 2022, tem sede em Londres.

Site: turneo.com

Turneo é uma plataforma de e-commerce para hotéis e outras marcas de viagens que desejam oferecer experiências aos seus hóspedes. A plataforma permite que os hotéis criem lojas para atividades locais, bem como serviços internos, como spa ou restaurantes, tudo em um só lugar.

Unravel

Fundada em 2021, tem sede em Londres.

Site: unravelapp.com

Unravel é um feed de vídeo comercializável, onde se pode comprar as experiências mais instagramáveis do mundo - uma plataforma de “viagens incorporadas” que combina a descoberta fortuita do TikTok com a utilidade da Expedia. “Como parte de nossa estratégia de distribuição B2B2C, as marcas podem usar o White label da Unravel em seus ativos digitais para envolver uma geração criada em uma rolagem infinita de feeds virais.”

Venus Aerospace

Fundada em 2020, tem sede em Houston, no Texas.

Site: venusaero.com

Phocuswire

A Venus Aerospace é uma empresa hipersônica com meta de voar em plataformas de voo hipersônicas reutilizáveis até 2024.

“Projetamos e fabricamos drones hipersônicos e aviões espaciais para pesquisa, defesa e missões comerciais.”

Weeva

Fundada em 2021, tem sede em Londres.

Site: weeva.earth

Phocuswire

Também apresentada no programa de Inovação da Phocuswright, a Weeva é uma plataforma projetada para democratizar o acesso a ferramentas de gestão de sustentabilidade de ponta para a indústria de Viagens e Turismo. A plataforma ajuda empresas de viagens de todos os tamanhos a acessar soluções de sustentabilidade baseadas em melhores práticas, na ciência e orientadas por dados.

A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference e viaja com proteção GTA





Tópicos relacionados