Laura Enchioglo   |   27/10/2025 14:09

Experiências de luxo e multíplos países: veja tendências em viagens para 2026

Pesquisa divulgada pela Marriott apresentq conceitos como lux-scaping e country hopping


Unsplash/engin akyurt
Lux-scaping: viajantes estão se presenteando com experiências de luxo, como idas ao spa, durante suas viagens
Lux-scaping: viajantes estão se presenteando com experiências de luxo, como idas ao spa, durante suas viagens

Lux-scaping, country hopping... Os conceitos estão aparecendo em novas pesquisas sobre tendências de viagens para o próximo ano. Dados divulgados pela Marriott - em estudo realizado na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) - indicam que os viajantes estão buscando se presentear com experiências luxuosas ou viajar aproveitando diversos países em um único itinerário.

Veja algumas tendências em viagens para 2026:

A ascensão do “lux-scaping”

Uma tendência em crescimento revelada na pesquisa é o “lux-scaping”, quando os viajantes se presenteiam com uma experiência de luxo, como uma estadia em hotel ou spa, por alguns dias no início ou no fim da viagem.

Seis em cada dez (59%) já fizeram isso, e mais de um em cada cinco (22%) o fez nos últimos 12 meses — sinal de que os viajantes estão buscando equilibrar momentos de indulgência com orçamentos mais conscientes.

O “lux-scaping” é particularmente popular entre os mais jovens: 35% dos viajantes de 25 a 34 anos e 29% dos de 18 a 24 anos adotaram essa prática no último ano.

A força das “viagens guiadas por paixões”

As chamadas “passion pursuits”, viagens realizadas principalmente para seguir uma paixão pessoal, foram identificadas como tendência-chave para 2026. Quase sete em cada dez (68%) viajantes já fizeram esse tipo de viagem, e um terço deles (33%) costuma fazê-la ao menos uma vez por ano.

As motivações mais comuns são:

  • 48% viajam para assistir ou participar de eventos musicais ou culturais;
  • 47% viajam para assistir ou praticar esportes;
  • 39% buscam aventura, como safáris ou trilhas.

As gerações mais jovens lideram a tendência: 82% da Geração Z, 77% dos millennials e 63% da Geração X afirmam ter feito uma viagem motivada por paixão no último ano.

“Country hopping” em alta

Unsplash/Element 5 Digital
Country-hopping: viajantes estão buscando visitar mais de um país em uma mesma viagem
Country-hopping: viajantes estão buscando visitar mais de um país em uma mesma viagem

O “country hopping”, visitar múltiplos países (pelo menos dois) em uma única viagem, também deve crescer em popularidade entre os viajantes da EMEA em 2026. Mais da metade (52%) afirma que provavelmente ou definitivamente fará isso no próximo ano.

A tendência é mais forte entre os 25 a 34 anos, faixa etária em que dois terços (66%) planejam adotar esse estilo de viagem. Embora mais comum no Oriente Médio e África, o interesse entre os europeus está em rápida ascensão.

Acomodação deve ser “acolhedora”

Os aspectos mais importantes para os viajantes na hora de escolher uma acomodação continuam sendo:

  • Limpeza (89%),
  • Preço (88%),
  • Localização (87%).

Mas outros fatores vêm ganhando destaque:

  • 58% dizem que é importante que o local seja amigável para viajantes solo;
  • 47% consideram essencial que seja pet friendly.

As férias all-inclusive agora são o tipo de viagem mais desejado na região: 45% planejam uma em 2026, à frente de estadias em resorts (33%), city breaks (29%) ou retiros de bem-estar (21%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4004 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.