Estudo aponta comportamentos dos viajantes no momento de planejar viagens
Mais de 40% dos consumidores utilizam IA para planejar viagens, revela pesquisa da Criteo

A Criteo realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos viajantes ao redor do mundo, revelando estratégias para buscas e reservas, preferências em transporte e hospedagem, e o impacto da inteligência artificial (IA) no planejamento das viagens.
O estudo Winter Travel Pulse 2025 foi feito a partir de dez mil entrevistas com viajantes, profissionais de viagens de agências on-line, companhias aéreas, hotéis e outros setores.
"Viajar é uma paixão global e o hábito já se consolidou como uma necessidade para muitos. Com a chegada do final do ano e a alta intenção de viagens ao redor do mundo, os players do setor de Turismo têm o desafio de conquistar a conversão por meio de ofertas, atendimento de qualidade, agilidade nas plataformas e o uso adequado de IA"
Diretor geral da Criteo para a América Latina, Tiago Cardoso
Veja abaixo quatro comportamentos dos viajantes ao fazer buscas e reservas:
1. Inteligência Artificial no Turismo

O uso de IA no planejamento de viagens continua aumentando, com viajantes recorrendo à tecnologia para buscar ideias de destinos (42%) e sugestões de acomodação (41%). O engajamento com a IA também é forte para pesquisar passeios turísticos (40%), experiências gastronômicas (39%), busca de voos (29%) e aluguel de carros (23%). Além disso, o estudo da Criteo aponta que 33% dos entrevistados utilizam as ferramentas de IA para o planejamento completo da viagem.
2. O aumento dos preços não diminui a demanda

Viajar continua sendo uma prioridade em todo o mundo. Mesmo que 41% dos viajantes afirmem que são diretamente afetados pelo aumento dos preços, 52% ainda consideram a viagem um hábito essencial de seus estilos de vida. Entre aqueles que não consideram como essencial, 34% ainda planejam uma viagem nos próximos três meses.
O estudo da Criteo mostra que o aumento dos gastos implica em estratégias de economia, como realizar reservas com antecedência (42%), viajar na baixa temporada (38%), escolher acomodação mais barata (37%), visitar destinos mais baratos (35%) e comparar os preços de diversos fornecedores (28%).
3. Acomodações alternativas ganham popularidade

Apesar de a hospedagem em hotéis ser a preferência de 72% dos viajantes, os aluguéis de apartamentos e casas (29%) e o uso de acampamentos (13%) estão ganhando popularidade ao redor do mundo. A pesquisa da Criteo também revela que, em média, os viajantes analisam 25 opções de hotéis antes de finalizar a compra. Todo o processo de reserva de hotéis, desde a primeira busca até a compra, leva 12 dias em média.
4. Transporte aéreo lidera

Em relação aos tipos de serviços de transporte que pretendem utilizar na próxima viagem, os entrevistados revelaram que planejam utilizar avião (60%), trem (37%), carro próprio (28%) e veículos alugados (25%). Os mais jovens tendem a preferir voos ou trens, atraídos pela conveniência e aventura. Já os adultos mais velhos preferem utilizar veículos particulares pelo conforto e controle. Em média, os consumidores demoram nove dias para realizar a compra da passagem aérea.
Decisão de compra: critérios e preferências dos consumidores
Ao serem questionados sobre quais são os fatores mais importantes ao comparar empresas do setor de Turismo, 65% dos entrevistados destacaram que as boas avaliações são o motivo mais importante, seguido de ofertas especiais (52%), cancelamento gratuito (48%) e reembolso fácil (40%).
Já ao serem questionados sobre o que faria eles reservarem novamente com o mesmo fornecedor, os viajantes destacaram o atendimento de qualidade (46%), o custo consistente dos serviços prestados (45%) e a experiência rápida de reserva (40%).
Motivação das viagens
As atrações turísticas são o principal motivo para a viagem, seguidas por compras e experiências gastronômicas. Embora os interesses gerais sejam semelhantes, alguns diferem por gênero: as mulheres mostram maior propensão para compras (54%) enquanto os homens possuem mais afeição por eventos esportivos (24%).
Para acessar o levantamento Winter Travel Pulse 2025, clique aqui.