Movida

Rodrigo Vieira   |   01/04/2020 13:29   |   Atualizada em 01/04/2020 13:31

Ex-Teresa Perez cria e-book com ideias do pós-crise

Erik Sadao prevê que os agentes de viagens estarão mais forte do que nunca quando a crise passar


Emerson Souza
Erik Sadao
Erik Sadao
Ex-diretor na Teresa Perez, Erik Sadao, confinado em seu apartamento em Amsterdã, Holanda, onde dá seus primeiros passos à frente da DMC Sapiens Travel, acaba de lançar o Boletim de Possíveis Trends Pós-Crise ou Uma Tentativa de Pensar o Turismo Quando Isso Passar.

O nome é autoexplicativo. Sadao reforça que são possíveis tendências de alguém que vive o Turismo de alto padrão há mais de uma década. "É uma viagem, um brainstorm, produzido por alguém apaixonado que deseja fazer parte da ressignificação do mercado de Turismo", afirma o autor da publicação, que tem formato e-book. "Qualquer coisa que não faça sentido deve-se o fato de que eu estava preso na linda Amsterdã, passando parte do tempo de olho no cenário mundial no fim de março de 2020, e a outra parte, como muitos, lendo, vendo filmes e meditando."

LEIA TAMBÉM: 5 IDEIAS DO QUE PODE MUDAR NO TURISMO PÓS-CORONAVÍRUS

Reprodução
Boletim de Possíveis Trends Pós-Crise ou Uma Tentativa de Pensar o Turismo Quando Isso Passar
Boletim de Possíveis Trends Pós-Crise ou Uma Tentativa de Pensar o Turismo Quando Isso Passar

PREVISÕES NEM TÃO PESSIMISTAS ASSIM

Logo na primeira página do e-book, uma notícia positiva dá esperanças ao profissional do setor que vive maior crise na história: a expectativa da agência de marketing especializada MMGY Global de que a retomada virá antes do que a maioria prevê.

AGENTES DE VIAGENS ESTARÃO MAIS FORTES DO QUE NUNCA

Sadao faz ponderações sobre o que foi notícia no mundo e no Turismo na última semana de março em termos de grandes eventos, destinos, cancelamentos e operações gerais para, em seguida, reafirmar a importância da posição do agente de viagens diante de todo o caos.

"Durante a crise que resultou na parada do mundo, o agente de viagens fez a diferença na vida de quem se viu em uma emergência de escala global, atuando com eficácia nas remarcações, solicitações de reembolso, cancelamentos etc", aponta um trecho em destaque no e-book. "Quem precisou entrar em contato direto com os canais de atendimento de cruzeiros, cias. aéreas e hotéis, e acabou com algum tipo de prejuízo por conta da ineficiência dos sistemas durante a emergência, irá se lembrar para sempre da sensação de espera, da não resposta e não resolução dos problemas", completa Sadao.

FIM DA SAZONALIDADE

O executivo também reflete sobre o "fim da sazonalidade", caso as previsões se confirmem e o mercado brasileiro só volte em maio. Ele pondera a ideia com base na parada das atividades escolares e o provável cancelamento das férias do meio do ano.

SERÁ MAIS FÁCIL VENDER SEGURO

Em outro capítulo, o autor sai em defesa do seguro de viagem, que de uma vez por todas tem de ser produto indispensável na oferta do consultor. No entanto "o segmento de agências e operadoras, precisa ficar alerta para as negociações que farão com as empresas responsáveis pelos seguros", ele atenta.

SUGESTÕES PÓS-RETOMADA

Home-office, sugestões de atendimento ao cliente após a retomada, eventos, famtrips e outros temas pertinentes também são mencionados, como por exemplo a ressignificação do trabalho, do lazer e do que realmente importa na vida.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O E-BOOK BOLETIM DE POSSÍVEIS TRENDS PÓS-CRISE OU UMA TENTATIVA DE PENSAR O TURISMO QUANDO TUDO ISSO PASSAR, POR ERIK SADAO.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias