Da Redação   |   13/11/2025 09:00
Atualizada em 19/11/2025 12:01

Segmento de Afroturismo dispara 45% no mercado europeu

Civitatis dá dicas de como aproveitar a data para impulsionar roteiros de base comunitária


Shutterstock
Turismo pode utilizar o Feriado Nacional da Consciência Negra de maneira estratégica
Turismo pode utilizar o Feriado Nacional da Consciência Negra de maneira estratégica

O Turismo sócio-cultural no Brasil está redefinindo o conceito de viagem com propósito, destacando-se como um pilar de desenvolvimento local, criatividade e empoderamento econômico. Este movimento ganha máxima visibilidade no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro), feriado nacional pela Lei Nº 14.759/2023.

A demanda por roteiros autênticos e de impacto é inegável: o interesse se estende ao cenário internacional, onde as buscas relacionadas à temática cresceram em média 45%, com picos notáveis em países como Espanha, França e Itália. No mercado nacional, a operadora Civitatis registrou um aumento de 30% em buscas por cidades e experiências afrocentradas entre 2024 e 2025.

"O Afroturismo é um catalisador de mudança. Nosso foco é valorizar o desenvolvimento do turismo local, dando destaque a atividades criativas e diferenciadas, seja em grandes capitais ou no interior do Brasil, garantindo que o crescimento seja inclusivo e sustentável para quem realmente constrói esses roteiros." afirma Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil",

Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.

Turismo global, diáspora africana e o mapa da cultura negra

O Afroturismo encontra seu potencial em diversos estados brasileiros. Com o crescente despertar do interesse pela diáspora africana, nota-se uma busca combinada por estes locais com foco na rica cultura afro-brasileira, impulsionando roteiros de imersão profunda na música, gastronomia e história.


Adobe Stock
Desbravar a culinária de matriz africana é uma forma de valorizar o afroturismo
Desbravar a culinária de matriz africana é uma forma de valorizar o afroturismo


Destaques dos roteiros que impulsionam o desenvolvimento local

O Turismo de base comunitária e a valorização da criatividade local são o cerne deste crescimento:

  • Bahia (BA): herança, fé e culinária: Reconhecida globalmente por ser o centro da cultura negra fora da África, traz aspectos que se refletem na culinária, cultura, ritos e ritmos. Experiência recomendada: tour do candomblé + museu afro-brasileironeiro.
  • Pernambuco (PE): Ancestralidade e maracatu: Destaca os maracatus de Olinda por sua ancestralidade africana. Experiência recomendada: tour pelo Recife e Olinda.
  • Maranhão (MA): artesanato e gastronomia quilombola: Foco no artesanato em renda, sincretismo religioso e experiências gastronômicas. Experiência recomendada: excursão a São José de Ribamar e a Raposa.
  • Pará (PA): sincretismo e cultura ribeirinha: Destaca-se o sincretismo cultural (carimbó, cafuzo) e a arte com forte influência africana e indígena. Experiência recomendada: tour da Cerâmica Artesanal em Icoaraci.
  • Belo Horizonte (MG): legado cultural e histórico: Presença de diversos povos africanos, como benguelas, congos, angolas e moçambiques, na diversidade cultural do estado. Experiência recomendada: Excursão às cachoeiras das Andorinhas + Visita a uma mina de ouro.
  • Rio de Janeiro (RJ): Carnaval e cultura: O Samba se destaca por oferecer imersão na mistura de Brasil com as raízes na África Ocidental e Angola. Um passeio divertido e vibrante! Experiência recomendada: tour pelos bastidores do carnaval carioca.
  • São Paulo (SP): Arte, memória e a luta urbana: Experiência recomendada: Visita guiada pelo MASP - tour por obras que tratam da memória e da presença negra no Brasil, como ‘Flávio Cerqueira, ‘Amnésia’ e Paulo Nazareth, ‘Para lembrá-lo de permanecer em silêncio 1.

O Dia Nacional da Consciência Negra consolida-se, portanto, como uma data estratégica para o turismo brasileiro. Vai além da reflexão, transformando-se em um vetor de crescimento que é economicamente promissor, socialmente justo e essencial para o fortalecimento da identidade nacional e o desenvolvimento do Turismo brasileiro no mundo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11261 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS