Movida

Marcel Buono   |   04/12/2019 10:37   |   Atualizada em 04/12/2019 14:38

Digitalização cria novos desafios e oportunidades no Turismo

Painel do Travel & Lifestyle Summit 2019 contou com Manoel Fernandes (Bites), Elisa Araújo (Viaje na Viagem), Juliana Vital (Voopter) e Marcel Bianchi (Clickbus)

O segundo painel realizado no Travel & Lifestyle Summit 2019 abordou os desafios e oportunidades que o mundo digital oferece ao Turismo. Na sede da FecomércioSP, em São Paulo, participaram o diretor da Bites, Manoel Fernandes, a diretora comercial do Viaje na Viagem, Elisa Araújo, a diretora geral do Voopter, Juliana Vital, e o head de Parcerias da ClickBus, Marcel Bianchi.

FecomercioSP/Christian Parente
Manoel Fernandes (Bites), Juliana Vital (Voopter), Mariana Aldrigui (FecomercioSP), Elisa Araújo (Viaje na Viagem) e Marcel Bianchi (ClickBus)
Manoel Fernandes (Bites), Juliana Vital (Voopter), Mariana Aldrigui (FecomercioSP), Elisa Araújo (Viaje na Viagem) e Marcel Bianchi (ClickBus)
Primeiro a falar, Manoel Fernandes revelou que mais de 21 milhões de buscas com o termo “viajar” são feitas por brasileiros pelo Google, enquanto que a expressão mais procurada é “viajar barato”, com 888 mil tentativas mensais.

“Na crise ou na bonança, as pessoas sempre estão viajando, ou pelo menos querendo. Por isso é preciso saber como, quando e quem abordar. As informações estão todas disponíveis no mundo de hoje, mas é preciso haver estruturação para decifrá-las e direcioná-las com maior efetividade. Acredito que, no cenário da sociedade atual, o ideal é ter um profissional de ciências humanas que entenda sobre análise de dados”, opinou o diretor da Bites.

LEIA TAMBÉM
Faturamento do Turismo no Brasil sobe e mira R$ 150 bi
Cinco desafios que o Turismo brasileiro deve enfrentar
Painel escancara falhas do País no Turismo doméstico

“Na comparação com 2018, registramos um crescimento de 56% no volume de buscas. Ou seja, o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar, mas se ele vai fechar a viagem já é outra história. Por isso, a experiência oferecida ao cliente só será capaz de atraí-lo em meio à enorme concorrência do mercado se você souber exatamente quem ele é e o que deseja”, acrescentou Juliana Vital.

De acordo com ela, os destinos nacionais representam 81% das buscas no Voopter, valor superior aos 76% registrados em 2018. Já a rota que apresentou maior crescimento de interesse foi a que liga São Paulo a Porto, em Portugal, com um incremento de mais de 170%.

FORÇA RODOVIÁRIA
Representante da ClickBus no painel, Marcel Bianchi destacou o peso do Turismo rodoviário no País e como ele é praticamente desprezado pelos grandes players do mercado. Segundo ele, 160 milhões de passagens de ônibus foram emitidas em 2018, valor cerca de 70% superior ao aéreo.

FecomercioSP/Christian Parente
Travel & Lifestyle Summit 2019 foi realizado na sede da FecomercioSP
Travel & Lifestyle Summit 2019 foi realizado na sede da FecomercioSP
“O Brasil é historicamente dependente do modal terrestre rodoviário, mas falta divulgação quanto às possibilidades do Turismo via ônibus. Infelizmente, ainda há muita gente que tem a imagem de ônibus capengas e rodoviárias sujas quando perguntadas sobre este tipo de viagem, mas a realidade não é mais esta. Trabalhamos em três pilares: digitalização, acessibilidade e uma modernização que vai além da tecnologia”, disse Bianchi.

Ainda de acordo com ele, apenas 10% dos viajantes rodoviários utilizam plataformas digitais para comprar suas passagens, o que revela um grande potencial de crescimento do segmento. Há seis anos, tal parcela era de apenas 1% e, de lá para cá, a ClickBus já comercializou cerca de 18 milhões de bilhetes de ônibus.

Sócia e diretora comercial da Viaje na Viagem, Elias Araújo questionou: “Porque as pessoas são tão agarradas ao modo que as coisas são feitas desde sempre? Esta é a pergunta que deve ser feita”. Atualmente, 62% do seu conteúdo é consumido via mobile.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias