Marcel Buono   |   04/12/2019 10:37
Atualizada em 04/12/2019 14:38

Digitalização cria novos desafios e oportunidades no Turismo

Painel do Travel & Lifestyle Summit 2019 contou com Manoel Fernandes (Bites), Elisa Araújo (Viaje na Viagem), Juliana Vital (Voopter) e Marcel Bianchi (Clickbus)

O segundo painel realizado no Travel & Lifestyle Summit 2019 abordou os desafios e oportunidades que o mundo digital oferece ao Turismo. Na sede da FecomércioSP, em São Paulo, participaram o diretor da Bites, Manoel Fernandes, a diretora comercial do Viaje na Viagem, Elisa Araújo, a diretora geral do Voopter, Juliana Vital, e o head de Parcerias da ClickBus, Marcel Bianchi.

FecomercioSP/Christian Parente
Manoel Fernandes (Bites), Juliana Vital (Voopter), Mariana Aldrigui (FecomercioSP), Elisa Araújo (Viaje na Viagem) e Marcel Bianchi (ClickBus)
Manoel Fernandes (Bites), Juliana Vital (Voopter), Mariana Aldrigui (FecomercioSP), Elisa Araújo (Viaje na Viagem) e Marcel Bianchi (ClickBus)
Primeiro a falar, Manoel Fernandes revelou que mais de 21 milhões de buscas com o termo “viajar” são feitas por brasileiros pelo Google, enquanto que a expressão mais procurada é “viajar barato”, com 888 mil tentativas mensais.

“Na crise ou na bonança, as pessoas sempre estão viajando, ou pelo menos querendo. Por isso é preciso saber como, quando e quem abordar. As informações estão todas disponíveis no mundo de hoje, mas é preciso haver estruturação para decifrá-las e direcioná-las com maior efetividade. Acredito que, no cenário da sociedade atual, o ideal é ter um profissional de ciências humanas que entenda sobre análise de dados”, opinou o diretor da Bites.

LEIA TAMBÉM
Faturamento do Turismo no Brasil sobe e mira R$ 150 bi
Cinco desafios que o Turismo brasileiro deve enfrentar
Painel escancara falhas do País no Turismo doméstico

“Na comparação com 2018, registramos um crescimento de 56% no volume de buscas. Ou seja, o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar, mas se ele vai fechar a viagem já é outra história. Por isso, a experiência oferecida ao cliente só será capaz de atraí-lo em meio à enorme concorrência do mercado se você souber exatamente quem ele é e o que deseja”, acrescentou Juliana Vital.

De acordo com ela, os destinos nacionais representam 81% das buscas no Voopter, valor superior aos 76% registrados em 2018. Já a rota que apresentou maior crescimento de interesse foi a que liga São Paulo a Porto, em Portugal, com um incremento de mais de 170%.

FORÇA RODOVIÁRIA
Representante da ClickBus no painel, Marcel Bianchi destacou o peso do Turismo rodoviário no País e como ele é praticamente desprezado pelos grandes players do mercado. Segundo ele, 160 milhões de passagens de ônibus foram emitidas em 2018, valor cerca de 70% superior ao aéreo.

FecomercioSP/Christian Parente
Travel & Lifestyle Summit 2019 foi realizado na sede da FecomercioSP
Travel & Lifestyle Summit 2019 foi realizado na sede da FecomercioSP
“O Brasil é historicamente dependente do modal terrestre rodoviário, mas falta divulgação quanto às possibilidades do Turismo via ônibus. Infelizmente, ainda há muita gente que tem a imagem de ônibus capengas e rodoviárias sujas quando perguntadas sobre este tipo de viagem, mas a realidade não é mais esta. Trabalhamos em três pilares: digitalização, acessibilidade e uma modernização que vai além da tecnologia”, disse Bianchi.

Ainda de acordo com ele, apenas 10% dos viajantes rodoviários utilizam plataformas digitais para comprar suas passagens, o que revela um grande potencial de crescimento do segmento. Há seis anos, tal parcela era de apenas 1% e, de lá para cá, a ClickBus já comercializou cerca de 18 milhões de bilhetes de ônibus.

Sócia e diretora comercial da Viaje na Viagem, Elias Araújo questionou: “Porque as pessoas são tão agarradas ao modo que as coisas são feitas desde sempre? Esta é a pergunta que deve ser feita”. Atualmente, 62% do seu conteúdo é consumido via mobile.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS