Expedia: pandemia acelerou foco em tecnologia aos parceiros
VP de Parcerias Estratégicas Globais para Hospedagem Zuhairah Washington deu entrevista ao Portal PANROTAS

"Claro que estamos preocupados com os viajantes, mas para nós é fundamental que os parceiros também se mantivessem ocupados e se desenvolvessem neste período desafiador. Esse foi o maior foco da minha equipe", afirma.
"Uma dessas ferramentas foi a API Rev+ Insights, que ajuda os hoteleiros a captarem as novas demandas geradas neste período sem precedentes. É uma ferramenta gratuita que leva nosso parceiro além do trivial, muito além de oferecer o quarto mais barato, e o ajuda a tomar decisões mais qualificadas em um período em que os dados históricos não são mais tão relevantes", completa Zuhairah.
Em novembro, o Expedia Group criou uma nova API para o Rev+ e o Sabre Hospitality foi o primeiro parceiro de conectividaide a incorporar os novos insights em sua plataforma.
Outro investimento da Expedia em seus parceiros neste ano foi a ampliação de sua plataforma de distribuição B2B, o chamado Programa de Distribuição Otimizada, que ficou marcado principalmente pelo acordo anunciado com a Marriott há cerca de um ano e meio. Em agosto deste ano a empresa deu acesso a empresas de médio e grande porte, que podem, por meio deste programa, explorar novas áreas da demanda B2B e dar a elas maior controle de suas tarifas, disponibilidade e conteúdo em uma rede de provedores globais de viagens.
"Ampliar o Programa de Distribuição Otimizada é chave em nossa estratégia. O número de parceiros que aderiram a ele cresceu muito desde que disponibilizamos para players de médio porte. Para nós é fundamental assegurar que este programa seja acessível para parceiros que não tenham todos os recursos. É uma maneira de democratizar a distribuição B2B na hotelaria", afirma. "A parceria com a Marriott vem sendo muito bem sucedida e queremos que o mesmo aconteça com os novos parceiros", afirma.
Sobre as tendências e realidades da retomada, Zuhairah Washington reforça que o doméstico é a bola da vez nos principais mercados da Expedia, e essencialmente viagens de lazer. "Prioritariamente é importante falar sobre a reconexão. O viajante vai buscar afeto. Famílias, amigos estão sendo fundamentais para superarmos esta pandemia, e isso vai ser procurado também nas viagens. Vamos buscar nossas conexões", afirma. "Estou otimista também com o fato de que as viagens devem ainda mais inclusivas de agora em diante. Todas as comunidades buscarão seu senso de pertencimento, e isso deve ser oferecido pela indústria. Apesar de um ano difícil, estou empolgada com o que virá daqui em diante, principalmente para colher os frutos de nosso investimento em tecnologia, o que na verdade já vem acontecendo."
Por fim, ela reafirma a importância de hotéis e outros meios de hospedagem se focarem em aplicar protocolos rígidos de biossegurança e saber comunicá-los bem para tranquilizar os viajantes.