Pedro Menezes   |   02/09/2025 08:19

Brasil ganha primeira empresa certificada para operar voos com balões

É a primeira vez que a Anac certifica um operador de balonismo, que poderá fazer voos de experimentação


Divulgação

O Brasil enfim ganhou a primeira empresa certificada para operar voos com balões. Trata-se da Rubic Balões Indústria e Comércio, que já está certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prestar serviços aéreos especializados em balonismo.

Esta é a primeira vez que a Anac certifica um operador de balonismo, que poderá fazer voos de experimentação com balões de fabricação própria (BRA-56 e BRCS-18), também certificados pela Anac. A autorização foi concedida após a empresa atender a todas as exigências regulatórias.

Isto inclui a comprovação de capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança vigentes, que levam em conta critérios como a capacidade de avaliar condições meteorológicas, além de contar com infraestrutura para operação, orientação aos passageiros e aeronavegabilidade do equipamento.

"A certificação da Rubic Balões reforça o compromisso da Anac em aperfeiçoar a prática do balonismo no Brasil, com equipamentos, profissionais e empresas alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais para este segmento do transporte aéreo", informou a Anac.

O assunto voltou à tona em junho, quando acidentes com balões de passeio em Boituva (SP) e Praia Grande (SC) acabaram deixando nove vítimas fatais e dezenas de feridos e trouxeram à tona a importância da fiscalização, do cumprimento de normas e da escolha criteriosa de prestadores de serviço.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados