Busca por viagens de ônibus pelo Brasil cresce no primeiro semestre; Foz lidera alta
Levantamento da ClickBus demonstra que Turismo de fronteira e litoral paulista impulsionam o setor

O interesse dos brasileiros por viagens de ônibus dentro do País registrou um forte crescimento no primeiro semestre de 2026 em comparação ao mesmo período de 2025. O comportamento dos viajantes indica que o brasileiro tem pulverizado as escolhas para além dos eixos tradicionais de capitais, impulsionando economias locais no interior do País, estâncias serranas e balneários litorâneos no Sudeste e Nordeste.
O destaque do levantamento feito pela ClickBus é Foz do Iguaçu (PR), que lidera a expansão de interesse no País com uma alta expressiva de 84% nas buscas no 1º semestre de 2026. Já os líderes históricos em volume absoluto de procura, Rio de Janeiro e São Paulo, mantêm suas posições consolidadas no topo da preferência.
Anápolis (GO) também está no grupo de destinos que registraram aceleração. As buscas pela cidade goiana tiveram uma alta de 30%. Juazeiro do Norte (CE) e Teresópolis (RJ) registram aumento de 29% de um ano para o outro. João Pessoa teve aumento de 27% nas buscas, enquanto Belém e Osasco (SP) apresentaram crescimento idêntico de 26%.
O pelotão de altas é completado pelo município paulista de Guarujá (SP), com avanço de 23% no interesse dos viajantes. Na sequência, Praia Grande (SP) e Blumenau (SC) registraram crescimento de 21% cada, seguidos de perto pela cidade de Chapecó (SC), que fecha a lista dos principais destaques com avanço de 20%.
Destinos nacionais com maior crescimento de buscas (2025 vs. 2026):
- Foz do Iguaçu - PR (+84%)
- Anápolis - GO (+30%)
- Juazeiro do Norte - CE (+29%)
- Teresópolis - RJ (+29%)
- João Pessoa - PB (+27%)
- Belém - PA (+26%)
- Osasco - SP (+26%)
- Guarujá - SP (+23%)
- Praia Grande - SP (+21%)
- Blumenau - SC (+21%)
- Chapecó - SC (+20%)