Marina Marcondes   |   22/10/2018 16:07

MTur lança edital do 1° Prêmio Nacional do Turismo

As propostas deverão ser apresentadas de 19 de outubro até o dia 15 de novembro de 2018. A premiação acontecerá no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Riotur / Alexandre Macieira
A cerimônia de premiação, prevista para o dia 5 de dezembro, acontecerá no Rio de Janeiro
A cerimônia de premiação, prevista para o dia 5 de dezembro, acontecerá no Rio de Janeiro
O Ministério do Turismo acaba de lançar o edital de seleção para o Prêmio Nacional de Turismo 2018. O órgão premiará, na forma de troféus e certificados, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado do Turismo brasileiro, assim como os profissionais que tenham atuado de maneira criativa e proativa em prol do desenvolvimento da atividade no País.

As propostas deverão ser apresentadas até 15 de novembro de 2018, pelo e-mail produtos@turismo.gov.br. O resultado preliminar da etapa de habilitação será divulgado no portal eletrônico do Ministério do Turismo.

“O prêmio é um incentivo à disseminação de novas práticas e ideias criativas que ajudam a melhorar o atendimento ao turista e a gestão do Turismo nas esferas pública e privada, contribuindo com o esforço de colocar o Turismo brasileiro no patamar dos principais destinos do mundo”, comenta o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

A cerimônia de premiação, prevista para o dia 5 de dezembro, acontecerá no Rio de Janeiro. Segundo o Ministro, a importância da realização do evento na capital fluminense vai virar cláusula do edital do prêmio.

PRÉ-REQUISITOS

De acordo com o edital, são elegíveis para o prêmio: entidades públicas, instituições do Sistema S (como Sebrae, Senac, Sesi), representantes da sociedade civil organizada, pessoas jurídicas e empreendimentos turísticos.

As iniciativas devem apresentar as seguintes características: serem específicas para o setor e terem sido implementadas há pelo menos 24 meses; terem resultados mensurados e efetivos que impactaram o turista e/ou o desenvolvimento do turismo; e ser passível de aplicação em outros destinos ou empreendimentos.

CATEGORIAS

Ao todo, serão sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.

Além destes, haverá uma competição entre personalidades do setor, nas seguintes categorias: Academia; Governo; Iniciativa Privada; Organizações não Governamentais; Imprensa; Mídias Sociais. Os profissionais serão indicados pelas entidades do Conselho Nacional do Turismo e eleitos por votação popular, por meio da internet, entre os dias 9 e 29 de novembro.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias