Marina Marcondes   |   13/11/2018 13:04

'Trade não sabe lidar com viajante LGBT', diz especialista

Especialistas da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual foram convidados para esclarecer dúvidas e instruir os profissionais sobre este segmento.

Marluce Balbino
Jordhan Lessa, da Ceds, Nélio Georgini, Maurício Werner e Marcelo Alves, da Riotur
Jordhan Lessa, da Ceds, Nélio Georgini, Maurício Werner e Marcelo Alves, da Riotur
A Riotur promoveu hoje (13) o evento "A Diversidade é Maravilhosa", uma série de palestras para conscientizar o trade turístico carioca sobre a importância do segmento LGBT para o desenvolvimento do setor e capacitar os mesmos em questão de atendimento.

Durante a manhã de discussões, inúmeras dúvidas surgiram por parte dos convidados. "Grande parte do trade não sabe como lidar com estes viajantes, então acabam ofendendo-os. Precisamos capacitar estes profissionais para consolidar a cidade dentro do segmento", afirmou o diretor da Riotur, Maurício Werner.

Para esclarecer dúvidas e instruir os profissionais, especialistas da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds) foram convidados a se apresentar. O guarda municipal e trans, Jordhan Lessa, explicou o que diferencia cada grupo representado pela sigla e de que maneira o trade deve se portar diante dos mesmos.

"Sabemos que vocês [profissionais do turismo] são treinados para recepcionar bem os visitantes, mas, por ainda ser um tabu social, sempre acabamos recebendo um atendimento diferente", confessou Lessa.

Em março, a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro lançou uma ferramenta para auxiliar agentes de segurança pública no atendimento a grupos vulneráveis. O aplicativo, custeado pela iniciativa privada, é como uma consulta de bolso sobre a melhor atuação para cada abordagem. O projeto busca evitar a discriminação não intencional por parte dos profissionais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias