Gerente da MSC dá dicas de como vender excursões no navio
O gerente de Operações da MSC Cruzeiros no Brasil, Marco Aurélio Cardoso, explica por que é mais vantajoso comprar excursões antes da viagem, ainda no Brasil
MSC SEASIDE – O gerente de Operações da MSC Cruzeiros no Brasil, Marco Aurélio Cardoso, tem entre suas missões na Convenção Internacional de Vendas que a empresa realiza no MSC Seaside, que faz cruzeiros de sete noites pelo Caribe, mostrar aos 150 agentes de viagens as vantagens e a comodidade de eles venderem as excursões nas paradas do cruzeiro ainda no Brasil, juntamente com a reserva da viagem.
“Comodidade e segurança são as palavras”, disse ele ao Portal PANROTAS. Entre essas comodidades estão:
1 - ao comprar no Brasil as excursões, o passageiro pode parcelar o valor em até dez vezes em reais, juntamente com o valor do cruzeiro.
2 - o cliente garante a vaga no horário e na excursão desejados. Algumas são bem disputadas, como o passeio em um barco de competição em St. Maarten, que alguns verão amanhã.
3 - e o agente de viagens tem garantida sua comissão sobre toda a venda e não apenas sobre o cruzeiro. “Se o cliente decide comprar de última hora, o agente não recebe a comissão”, explica Cardoso. Também se ele comprar na hora em um navio no Exterior, o parcelamento só poderá ser em até seis vezes e não em dez como é para as vendas no Brasil. O parcelamento das despesas a bordo, aliás, aquelas feitas durante o cruzeiro, está disponível nos cruzeiros no Brasil, na temporada de verão, e começou pelo Seaside nos internacionais. Nos próximos dias, outros três navios terão o parcelamento das despesas, em seis vezes.
SEGURANÇA
“A operação de nossas excursões é custosa, pois, além de fazermos tudo legalmente, pagando todos os impostos, contratamos seguro em todos os passeios e selecionamos os operadores de receptivo”, explica Cardoso. “Por isso vale pagar um pouco mais por uma excursão MSC: além das comodidades já citadas, há essa segurança. A MSC se responsabiliza por tudo, em caso de imprevistos, e o passageiro não perde o navio”.
Marco Cardoso cita que em todos os portos há empresas oferecendo passeios e transfers por preços menores, mas além de não serem oficiais do navio, com saídas garantidas e horário rígido, não há uma seleção de nacionalidades no mesmo grupo.
GRUPOS Por falar em grupos, ele pede que as agências avisem quando houver uma boa quantidade de passageiros individuais a bordo (que não foram negociados como grupo), pois o Departamento de Excursões pode sentar com a agência e oferecer condições especiais para os passeios e as comissões.
E no caso de grupos de 40 pessoas, já é garantido que ele esteja em um ônibus exclusivo. “Falem com a gente. Podemos reservar transfers e veículos exclusivos, guia falando português... Faça tudo diretamente com a MSC para ter mais segurança e dar mais conforto ao seu cliente. Ter dor de cabeça no meio de um cruzeiro ninguém merece e a gente é minucioso, bem chato mesmo com a contratação de fornecedores. E priorizamos os fornecedores locais. Não contratamos um no Rio que subcontrata outros. Em cada porto temos um fornecedor ou mais de um”, finaliza.
Confira abaixo fotos dos passeios em San Juan (Porto Rico) e St. Thomas, duas das paradas do MSC Seaview.
O Portal PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros, com proteção GTA
PANROTAS / Emerson Souza
1/45
Tour a pé pela San Juan histórica, em Porto Rico
PANROTAS / Emerson Souza
2/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
3/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
4/45
Guia Diana, colombiana que vive em San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
5/45
Eduardo Simões, gerente de Marketing da MSC Brasil
PANROTAS / Emerson Souza
6/45
MSC Seaside em San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
7/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
8/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
9/45
Guia Diana explicando um dos monumentos em San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
10/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
11/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
12/45
Marco Cardoso, da MSC
PANROTAS / Emerson Souza
13/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
14/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
15/45
Eduardo Simões, da MSC
PANROTAS / Emerson Souza
16/45
Caio Ramon em San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
17/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
18/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
19/45
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil
PANROTAS / Emerson Souza
20/45
Marco Cardoso, Adrian Ursilli e Ignacio Palacios, da MSC
PANROTAS / Emerson Souza
21/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
22/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
23/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
24/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
25/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
26/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
27/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
28/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
29/45
St. Thomas (Honeymoon beach)
PANROTAS / Emerson Souza
30/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
31/45
St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
32/45
MSC Seaside
PANROTAS / Emerson Souza
33/45
Capitão do passeio de barco
PANROTAS / Emerson Souza
34/45
Saída para excursão em St. Thomas: estrutura dentro do terminal
PANROTAS / Emerson Souza
35/45
Renata Corbo, da MSC Brasil
PANROTAS / Emerson Souza
36/45
Embarque na excursão em St. Thomas, com direito a snorkel entre tartarugas e uma hora em praia paradisíaca
PANROTAS / Emerson Souza
37/45
MSC Seaside em St. Thomas
PANROTAS / Emerson Souza
38/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
39/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
40/45
Time da MSC em San Juan: Marcio Genaro, Ignacio Palacios, Christopher Soares, Eduardo Simões, Marcos Vinicius Souza e Rafael Sacomani
PANROTAS / Emerson Souza
41/45
San Juan
PANROTAS / Emerson Souza
42/45
MSC Seaside
PANROTAS / Emerson Souza
43/45
Sidney e Azuil Martin, da Hometur
PANROTAS / Emerson Souza
44/45
Sheila Villaça, da AM Viagens, Elcio Nichele, da Nichele Turismo, e Alda Mottim, da AM Viagens