Ana Luiza Tieghi   |   13/03/2017 19:11

Agentes devem se inspirar em blogs para atrair público

“As agências precisam emular o estilo dos blogueiros, dar informações além do que o cliente irá encontrar na internet, algo mais pessoal”, afirmou o diretor executivo da Matueté, Martin Frankenberg, no painel “Desafio: Blogueiros & Agen

Emerson Souza
Da esquerda para a direita: Marcelo Cohen, Marcio Nel Cimatti, Lala Rebelo, Andreza Trivillin, Martin Frankenberg e Marjori Schoroeder
Da esquerda para a direita: Marcelo Cohen, Marcio Nel Cimatti, Lala Rebelo, Andreza Trivillin, Martin Frankenberg e Marjori Schoroeder

“As agências precisam emular o estilo dos blogueiros e dar informações além do que o cliente irá encontrar na internet”, afirmou o diretor executivo da Matueté, Martin Frankenberg, no painel “Desafio: Blogueiros e Agentes de Viagens”.

Para as agências de viagens tradicionais, os blogueiros são vistos ao mesmo tempo como uma ameaça e uma oportunidade. São ameaça ao ensinarem aos leitores o passo a passo da organização da viagem por conta própria, mas são oportunidade quando formam parcerias com as agências e ajudam a venderem seguros, passagens e outros serviços.

O blogueiro Marcio Nel Cimatti, que há 11 anos mantém o A Janela Laranja, voltado para turismo em família, conta que uma de suas maneiras para ganhar dinheiro com o site, e poder continuar viajando, é fazer textos para agências de viagem e abrigar publicidade relacionada ao Turismo.

A relação pessoal que os blogueiros desenvolvem com os leitores ajuda a potencializar o retorno que a publicidade sobre viagem postada nesses sites recebe. Às vezes, o interesse dos leitores pelos roteiros é tanto que os blogueiros acabam virando agentes de viagens.

É o caso de Andreza Trivillin, do blog Andreza Dica e Indica, especializado em Orlando, e que há dois anos também é uma agência. “Percebi que tinha um nicho para montar a minha agência especificamente sobre Orlando”, conta.

Lala Rebelo, do site que leva seu nome, acredita que os blogs são uma inspiração para viajantes e que não fazem concorrência direta com as agências de viagens. “Uma parte dos leitores vai aproveitar as dicas e comprar tudo online, mas outra parte vai procurar uma agência”.

Para Lala, por meio de sites como o seu os viajantes entram em contato com destinos que não conheceriam de outra forma, como a Tanzânia e a Tailândia.

Com tanta informação disponível pela internet, o melhor caminho para as agências de viagens é encontrar um nicho, se especializar e apresentar as sensações que o destino trará ao viajante. Por isso, é importante que, assim como os blogueiros, os agentes realmente conheçam o local que estão vendendo.

“Hoje, quem se limita a oferecer opiniões técnicas sobre o produto não está fazendo o seu papel”, afirma Frankenberg.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS