Karina Cedeño   |   02/03/2016 09:51

Confira os passaportes mais isentos de vistos no mundo

Poder viajar para a maioria dos países no mundo sem a necessidade de visto não é para qualquer um, e neste aspecto a Alemanha acaba sendo uma privilegiada, já que seus cidadãos podem ingressar sem visto em 177 países – de um total de 218.

Poder viajar para a maioria dos países sem a necessidade de visto não é para qualquer um, e neste aspecto a Alemanha acaba sendo uma privilegiada, já que seus cidadãos podem ingressar sem visto em 177 países – de um total de 218, de acordo com o Índice de Restrição de Visto deste ano, produzido pela empresa Henley & Partners, em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

A segunda nacionalidade mais favorecida pela livre circulação é a Suécia, com acesso a 176 territórios, seguida por Finlândia, França, Itáila, Espanha e Reino Unido, todos com isenção de visto para 175 países. O Brasil encontra-se em 21° lugar neste ranking, tendo acesso a 153 países, e em último lugar está o Afeganistão, com apenas 25.

O país, inclusive, tem sido classificado como o pior passaporte do mundo desde 2010, juntamente com Somália, Iraque e Paquistão. Por outro lado, vários países registraram melhoras no ranking deste ano, incluindo Palau, que saltou 20 pontos, Colômbia, que subiu 25, e o Timor Leste, que passou da 89ª posição, no ano passado, para a 57ª este ano.

“No ranking deste ano, nenhum país caiu mais de três posições, o que indica que a tendência de isenção de vistos vem melhorando em todo o mundo", afirma um comunicado da Henley & Partners, que realiza o estudo pelo 11º ano consecutivo.

"Exigências de visto são uma expressão das relações entre nações individuais, e geralmente refletem as relações e o estatuto dos países na comunidade internacional das nações", finaliza a empresa.

Tópicos relacionados