Janize Colaço   |   10/10/2016 16:05

Aéreas alcançam acordo de emissão de carbono

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) felicitou os países que, sob a liderança da Organização da Aviação Civil Internacional (em inglês Icao), alcançaram um acordo histórico na quinta-feira (6),<

Divulgação
Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA
Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) felicitou os países que, sob a liderança da Organização da Aviação Civil Internacional (em inglês Icao), alcançaram um acordo histórico na quinta-feira (6), numa reunião realizada em Montreal, no Canadá. A medida deverá, além de se basear em regras do mercado, apoiar os esforços das companhias aéreas em estabilizar as emissões com crescimento neutro em carbono (CO2).

O acordo foi alcançado pelos Estados participantes da 39ª Assembleia da Icao, em que os 191 Estados-membros concordaram em implementar a Compensação de Carbono e Plano de Redução para a Aviação Internacional (em inglês Corsia).

"O significado histórico deste acordo não pode ser subestimado. A Corsia é o primeiro esquema global que abrange todo um setor. O acordo transformou anos de preparação em uma solução eficaz às companhias aéreas para gerir a emissão do carbono. O acordo ainda garante que as contribuições econômicas e sociais da indústria da aviação sejam combinadas a ações sustentáveis. Com a Corsia, a aviação continua na vanguarda de indústrias em combate às alterações climáticas ", enfatizou o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

CORSIA
Definida para começar voluntariamente, entre 2021 e 2026, a Corsia passará a ser obrigatória após esse período a todos os países cuja indústria de transporte aéreo internacional esteja acima do limite mínimo estabelecido (0,5% RTK global) e funcionará entre 2027 e 2035.

"O entusiasmo e empenho dos países pelo período voluntário é impressionante. Mesmo nações que não teriam tanta necessidade de participar têm mostrado compromisso em se inscrever”, destacou Juniac. Ainda segundo ele, a lista já alcançou a marca de 65 países voluntários, dando à Corsia uma estimativa de que poderá haver a abrangência de mais de 80% após 2020.

No entanto, a Corsia não é capaz de garantir sozinha a sustentabilidade para a aviação. Juniac destaca que a medida precisa ter apoio do mercado global, para que a indústria da aviação continue a trabalhar em estratégias de redução nas emissões do carbono. Além disso, melhorias tecnológicas e de infraestrutura também precisam trabalhar em conjunto.

"O acordo mostra o que pode ser alcançado quando todos trabalham juntos. A indústria da aviação já percebeu que a sustentabilidade é fundamental. A Airlines, por exemplo, vai continuar a investir em novos combustíveis alternativos e em tecnologias para novas aeronaves sustentáveis”, ressaltou Juniac.

GARANTIAS
A Iata também pretende pedir aos governos para investir na modernização da gestão do tráfego aéreo e em políticas de apoio para ajudar a comercializar combustíveis alternativos e sustentáveis à aviação. Além disso, para garantir a eficiência e maior controle, a Corsia deverá incluir disposições para lidar com circunstâncias especiais, como o de companhias aéreas que apresentem acentuados crescimentos e possam invistir mais na sustentabilidade.

"Ainda há muito trabalho técnico para assegurar a implementação eficaz e eficiente; e também para assegurar a integridade ambiental e simplicidade administrativa do regime. Nos próximos anos, estaremos trabalhando em estreita colaboração com a Icao no desenvolvimento, tanto de reguladores quanto da indústria”, salientou Juniac.

BRASIL
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também aprovou a resolução que define as diretrizes regulatórias para um esquema global de compensação de emissões de carbono (CO2) para o transporte aéreo internacional.

Apesar do acordo ser voluntário, o Brasil pretende aderir somente em 2027 – e continuará a trabalhar no âmbito da Icao para garantir que o esquema global de emissões atenda às boas práticas internacionais de regulação econômica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Colaboração para o Portal PANROTAS

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!