Diego Verticchio   |   18/10/2016 17:19

Passageiros querem mais tecnologia na aviação, diz Iata

Chegar no aeroporto pronto para voar; passar pela Segurança e controle de fronteira sem ter que remover itens pessoais; ter a mesma conectividade que se tem em solo no ar. Esses três itens encabeçam a lista de desejos dos passageiros, segundo a versão 2016 do estudo Globa




Chegar no aeroporto pronto para voar; passar pela Segurança e controle de fronteira sem ter que remover itens pessoais; ter a mesma conectividade que se tem em solo no ar. Esses três itens encabeçam a lista de desejos dos passageiros, segundo a versão 2016 do estudo Global Passenger Survey (GPS), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Com base em cerca de sete mil respostas, a pesquisa anual traz os insights dos passageiros em relação à indústria aérea. De acordo com o estudo, o passageiro está mais ávido por soluções tecnológicas que tragam agilidade. Em 2016 o percentual de passageiros que fez o check-in on-line e usou um cartão de embarque móvel em vez de um impresso aumentou de 69% em 2015 para 71%.

BAGAGEM
De que adianta fazer check-in on-line se será necessário encarar a fila para despachar a bagagem? Segundo o estudo GPS, 33% dos entrevistados desejam auto-tag enquanto que 39% sonham em poder usar etiquetas de bagagem eletrônicos. Um número considerável de passageiros gostaria de viajar para o aeroporto "de bagagem gratuita". Além disso, 61% dos passageiros manifestaram interesse em acompanhar a mala durante a viagem através de um aplicativo. Neste quesito, a Iata garante que algumas companhias já adotaram a resolução 753, que permite acompanhar bolsas nos principais pontos de viagem, tais como carga e descarga.

"Os passageiros querem chegar ao aeroporto pronto para voar, tirando partido de 'off aeroporto' opções self-service digital. A Iata está ajudando a indústria a tornar isso uma realidade para mais viajantes através do programa Fast Travel. Se a indústria cumprir seu programa interno, então, até 2020, 80% dos passageiros globais terão acesso a mais opções de auto-atendimento", disse o diretor da Iata, Pierre Charbonneau.

CONECTADOS NAS NUVENS
Os passageiros querem estar totalmente conectados a bordo, de preferência através de seus próprios dispositivos. O GPS revelou que 51% dos passageiros, um aumento de 12% em 2015, prefere usar seus próprios dispositivos on-board para acessar opções de entretenimento.

"Os passageiros querem conveniência e resultados rápidos com suas reservas e check-in. Querem ter uma experiência de aeroporto sem problemas e segura. Eles estão prontos para abraçar os benefícios da nova tecnologia quando se trata de melhorar a sua experiência de viagem. Companhias aéreas e aeroportos que reconhecem isso irão melhorar a viagem e a satisfação dos passageiros", disse o vice-presidente Sênior da Iata, Nick Careen.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS