Rafael Faustino   |   07/12/2016 12:31

Iata: demanda por voos cresce 5,8% em outubro; números

Apesar do crescimento, houve uma desaceleração em relação à alta de 7,1% observada em setembro.


Durante o mês de outubro, a demanda de passageiros por voos, medida em passageiros-quilômetros pagos (RPK), cresceu 5,8% sobre o mesmo mês do ano passado, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Apesar do crescimento, houve uma desaceleração em relação à alta de 7,1% observada em setembro.

Já a oferta de assentos, medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), cresceu 6,3% na mesma comparação. A capacidade dos voos cresceu 6,3% na mesma comparação, enquanto a taxa de ocupação média ficou em 80,1%.

Como já vem ocorrendo há meses, a região com o maior avanço na demanda foi a Ásia-Pacífico, com alta de 9,2% em outubro. Oriente Médio, com 6,5%, e África e Europa, ambas com 5,3% de crescimento, vêm em seguida. Já a América Latina teve um crescimento mais ameno, de 3,9%, à frente apenas da América do Norte, cujo avanço foi de 2,1%.

A região latino-americana teve também o menor crescimento na oferta de assentos em outubro, segundo a Iata, de 0,9%. O Oriente Médio, com impressionantes 10%, liderou a lista, seguido pela Ásia-Pacífico, com 8,5% e pela Europa, com 5,7%.

INTER X DOMÉSTICO
Todos esses dados acima somam voos internacionais e domésticos. Se forem considerados apenas os internacionais, a América Latina foi o maior destaque na demanda de passageiros, com crescimento de 7,1% e ocupação média de 84,3%, a maior em todo o mundo.

Divulgação
As companhias aéreas Chinesas, como a China Eastern Airlines, continuam como fortes impulsionadoras da aviação internacional
As companhias aéreas Chinesas, como a China Eastern Airlines, continuam como fortes impulsionadoras da aviação internacional

Nos voos domésticos, a Iata destacou o crescimento da Índia, com nada menos que 22,7% de crescimento na demanda e 21,2% na oferta. Outro mercado em franco crescimento, a China viu a demanda crescer 14,1% e a oferta em 12,4%, com taxa de ocupação média em 84,2%.

No caso do Brasil, como já informado pelos dados da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) divulgados recentemente, a demanda por voos continua em queda livre, com retração de 5,5% em outubro, enquanto a oferta de assentos caiu 5,3%. A ocupação média nos voos domésticos brasileiros no mês esteve em 79,1%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS