Gol e Latam perdem share, mas ainda lideram doméstico

|

Divulgação Gol
A Gol Linhas Aéreas manteve-se na liderança do mercado doméstico no último ano
A Gol Linhas Aéreas manteve-se na liderança do mercado doméstico no último ano
Com aviação doméstica terminando o ano com números inferiores ao anterior. as companhias aéreas também tiveram desempenhos abaixo do esperado em dezembro de 2016. De acordo com a Anac, o ano terminou com o menor nível de oferta desde 2010.

Segundo os dados divulgados, de janeiro a dezembro de 2016, a taxa de aproveitamento das aeronaves (RPK/ASK) foi de 80%, um crescimento de 0,2% em relação a 2015. Embora tenha havido esse pequeno crescimento, o número de passageiros transportados sofreu uma queda. Ao todo foram 88,7 milhões de viajantes, uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior.

Gol e Latam continuaram a liderar o mercado, com 36,2% e 35%, respectivamente. Em seguida está a Azul (17,1%) e a Avianca (11,5%). Em relação ao último mês de dezembro, embora estejam na liderança, a Latam registrou queda de 4,9% na participação de mercado em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto a Gol reduziu sua participação em 0,7%.

A participação das demais empresas somadas, 29,8% - o que representou avanço de 6,9% em relação a dezembro de 2015. Ainda em relação ao último mês de dezembro, a Avianca aumentou a oferta doméstica (ASK) em 16,5%. Já a Azul, Gol e Latam reduziram a oferta em 2,2%, 5,4% e 9,6%, respectivamente.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA