Leonardo Ramos   |   05/05/2017 13:40

IAG divulga lucro recorde: € 170 milhões no 1T17

Mesmo com receita menor, o primeiro trimestre de 2017 registrou um aumento no lucro operacional da IAG, com crescimento também no ASK e no RPK; confira detalhes

Divulgação/Facebook Level
A Level,  nova low cost do grup, apresenta resultados positivos nas vendas antes até do início de suas operaçõs
A Level, nova low cost do grup, apresenta resultados positivos nas vendas antes até do início de suas operaçõs
O International Airlines Group (IAG), de British, Iberia, Vueling e outras, divulgou um lucro recorde de 170 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. O valor é quase 10% maior do que os 155 milhões registrados no ano passado.

A capacidade mensal de assentos quilômetros disponíveis (ASK) também subiu, segundo o grupo, em todas as regiões em que atua, chegando a um total de 68,3 bilhões, representando um crescimento de 3,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando fechou com 66,1 bilhões. Um crescimento também de 3,3% foi registrado no número de passageiros por quilômetros transportados (RPK), chegando a 59,9 bilhões, contra 52,2 bilhões do ano passado.

A receita total, porém, diminuiu, fechando os três meses com 4,9 bilhões de euros, 2,8% a menos que o mesmo período em 2016, quando fechou com 5 bilhões. Boa parte disso se deve a diminuição da receita com passageiros, que fechou o trimestre em 4,27 bilhões de euros este ano, contra 4,65 bilhões no ano passado, uma queda de 4,2%.

Segundo o comunicado do grupo, uma parte da retração da receita com passageiros se deve a mudança de mês em que a Páscoa caiu neste ano, em abril, ou seja, não entrando nas contas do primeiro trimestre, enquanto no ano passado foi em março. O resultado, porém, foi “parcialmente compensado pelo crescimento em reservas corporativas”.

Wikicommons/StuBaileyPhoto
Willie Walsh, CEO do Grupo IAG
Willie Walsh, CEO do Grupo IAG
O CEO do grupo, Willie Walsh, destacou que o lucro operacional de 170 milhões de euros é “uma performance recorde no primeiro trimestre, tradicionalmente o nosso trimestre mais fraco, com a tendência de melhorar nas receitas com passageiros”.

O impacto negativo devido ao câmbio também foi considerado: "O impacto foi de 32 milhões de euros no trimestre, devido à conversão do lucro de libras esterlinas em euros", explicou Walsh. O comunicado citou a subida do dólar, e também a queda da libra frente ao euro, como influenciadores do resultado.

SUCESSO DE NOVA LOW COST
Os bons resultados da Level, nova aérea low cost do grupo e focada em voos longos, foi comemorado por Walsh: “Nossa nova marca de longa distância de baixo custo, que inicia voos de Barcelona para Los Angeles, São Francisco, Punta Cana e Buenos Aires em junho, já tem sido extremamente bem sucedido, com as vendas correndo bem à frente das expectativas", celebrou o executivo. No começo de abril, menos de um mês após o início das vendas, a nova companhia já havia comercializado mais de 100 mil bilhetes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS