Movida

Renato Machado   |   08/09/2017 14:31

Seguro contra aumento de passagens chega ao Brasil

A comodidade de congelar as tarifas de passagens aéreas compradas pela internet chegou ao mercado brasileiro. Uma espécie de seguro contra o aumento repentino dos preços, criado pela startup FLYR, que tem a Amadeus como investidora, promete “manter por perto” client

Pixabay
A comodidade de congelar as tarifas de passagens aéreas compradas pela internet chegou ao mercado brasileiro. Uma espécie de seguro contra o aumento repentino dos preços, criado pela startup Flyr, que tem a Amadeus como investidora, promete “manter por perto” clientes que sondam passagens, mas não fecham em um primeiro momento.

O Fare Keep bloqueia o preço da passagem pretendida, matendo-a por uma semana. Pelo serviço, o passageiro pagará um prêmio entre US$5 e US$ 25 (definido por um logaritmo que se baseia no risco de mudança de tarifa).

Caso o preço de fato suba dentro de sete dias, a Flyr cobre até US$ 200 de diferença – se o aumento for inferior a este teto, o passageiro paga somente o valor original, observado no momento da contratação do Fare Keep. Há a possibilidade de todos os assentos terem sido vendidos durante essa semana de espera. Neste caso, o cliente é reembolsado com o valor integral do teto (US$ 200).

“Estamos muito felizes em trazer esta tecnologia para a América Latina”, afirma a gerente de Alainças da Amadeus para América Latina e Caribe, Fernanda Assunção. “As agências online perdem muitas vendas porque o cliente vê a tarifa, passa a checar sua disponibilidade e, quando volta para efetuar a compra, o preço já mudou”, relata.

“Da mesma forma, o consumidor se frustra depois de um momento inicial de êxtase por uma boa tarifa encontrada. O FareKeep resolve esses dois problemas, em uma relação ganha-ganha que promete revolucionar a forma de comprar passagens online”, complementa a gerente.

A exigência do consumidor e busca por compras simplificadas e por flexibilidade são características do mercado brasileiro, segundo o CEO da Flyr, Jean Tripier. “Ao trazer o Fare Keep para o País, a Amadeus está indo na direção certa”, afirma.

“Quando o seguro automotivo surgiu, logo os consumidores viram grande valor nele, pois evitava a possibilidade de uma perda em grande escala”, lembra Tripier. “O mesmo ocorre nas viagens, mas nesse caso os prejuízos são sonhos não cumpridos. O Fare Keep tem o potencial de resolver muitos desses impasses.”

A solução, que já é utilizada nos Estados Unidos e na Europa, será oferecida para agências de viagens online do Brasil e da América Latina. De acordo com a Amadeus, 95% dos clientes que acessam sites em busca de passagens, saem do portal sem fazer uma reserva. Auxiliado por uma cobertura superior a 93% dos voos disponíveis, o Fare Keep promete aprimorar esses resultados.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias