Da Redação   |   11/10/2016 19:36

CNC pede atualização da Lei Geral do Turismo ao MTur

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, apresentou as demandas das entidades ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, nesta terça.


Divulgação/Cristina Bocayuva
Alexandre Sampaio, da CNC
Alexandre Sampaio, da CNC

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, apresentou as demandas das entidades ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, nesta terça.

Um dos levantamentos foi a necessidade de atualização da Lei Geral do Turismo (11.771/08). Segundo Sampaio, o Cetur/CNC, com o apoio do Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (Cevec) da Fecomércio-SP, está coordenando um grupo de trabalho com entidades do trade para entregar, ainda em novembro, uma proposta de revisão dessa Lei.

Durante a audiência, também foram abordados temas como a flexibilização do visto para turistas estrangeiros, apoio para a aprovação do projeto de criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEITs), para promover a desoneração na importação de equipamentos sem similares nacionais para os parques temáticos; além de avanços em questões trabalhistas como a aprovação do projeto de lei de trabalho intermitente, que busca viabilizar a contratação legal de profissionais em atividades que são sazonais.

O presidente do Cetur também falou sobre propostas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a gestão mais eficiente de unidades de conservação como os Parques Nacionais e apresentou o posicionamento pelo fim da cobrança de direitos autorais sobre a reprodução de audiovisual em quartos de hotéis, entendidos como de uso individual.

Para Alexandre Sampaio, que também preside a Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes, as iniciativas apontadas como prioritárias podem trazer maiores investimentos para o País, além de ampliar a demanda turística nacional e internacional. “O ministro reconhece o trabalho da CNC e da Federação no Turismo e quer contar com o apoio das entidades e a mobilização dos empresários no encaminhamento dos projetos do Executivo no Congresso. Ele se mostrou aberto às demandas do segmento e acreditamos que essa parceria vai favorecer o Turismo brasileiro”, afirmou Sampaio.

Entre as entidades que participam do grupo de trabalho para atualização da Lei Geral do Turismo estão a Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes (FNHRBS), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Resorts (ABR), a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11183 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS