Janize Colaço   |   18/01/2017 13:11

Beltrão elege medidas do Mtur que vão impulsionar o setor

Com a marca histórica de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2016, o ministro elencou uma série de medidas para impulsionar o setor.

Marluce Balbino
Com 100 dias à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão elencou as medidas que deverão promover o setor
Com 100 dias à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão elencou as medidas que deverão promover o setor
Com pouco mais de três meses à frente do Ministério do Turismo, Marx Beltrão comemora a série de medidas adotadas durante a sua gestão. Com a marca histórica de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros em 2016, o ministro elencou uma série de medidas realizadas para impulsionar o setor.

“Acredito que em pouco tempo tivemos importantes vitórias para o turismo brasileiro, mas precisamos avançar mais e garantir que o Turismo seja reconhecido como um importante segmento econômico e fundamental no desenvolvimento de riquezas para o país. E é pensando nisso, que estamos trabalhando uma pauta extensa para o ano”, afirma Beltrão.

Além de iniciar a discussão sobre a modernização da Lei Geral do Turismo, e assinar a liberação de R$ 391,5 milhões para obras de infraestrutura turística em todo o Brasil, o ministro também participou de eventos internacionais para divulgar o País como destino no cenário pós-Jogos Olímpicos e fortalecer parcerias estratégicas para o setor.

MEDIDAS EM ANDAMENTO
A fim de promover o Brasil internamente e externamente, o ministro ainda destacou as seguintes medidas que seguem em andamento:

  • Isenção unilateral de vistos: apesar de gerar polêmicas, o objetivo da medida seria o de aumentar o fluxo de visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, para além dos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro. Ela ainda será discutida no Congresso.
  • Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade: com previsão de investimento de R$ 5 milhões, o programa selecionará 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para um treinamento de até três meses no Reino Unido.
  • Abertura das unidades de conservação para a iniciativa privada: eleito número um do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ainda investe muito pouco em seus parques naturais. O MTur, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, discute a possibilidade de abrir a concessão da unidade de conservação à iniciativa privada.
PARA 2017
Para o primeiro semestre de 2017, o ministro ainda destaca o trabalho para o desenvolvimento de medidas a fim de desburocratizar o setor e, consequentemente, atrair mais turistas e gerar mais empregos e renda para o País.

Outra importante medida, segundo ele, é garantir um aumento do orçamento destinado à Pasta. “Para o orçamento de 2017, também já conseguimos o compromisso do governo em ampliar os recursos para conseguirmos investir mais”, conclui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS